INPE Leva Exposição e Palestras para Colégio da EMBRAER

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (16/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto em comemoração ao "Dia Mundial da Água" e o "Dia do Meteorologista" realizará entre os dias 19 a 23/03 exposição e palestras no Colégio da Embraer.

Duda Falcão

INPE Leva Exposição e Palestras
Sobre Meteorologia e Mudanças Climáticas
ao Colégio Eng. Juarez Wanderley

Sexta-feira, 16 de Março de 2012

Em comemoração ao Dia do Meteorologista (23/3), Dia Mundial da Água (22/3) e Dia Mundial das Florestas (21/3), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza, na próxima semana (19 a 23 de março), exposição e palestras no Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos. As atividades, dirigidas aos 600 alunos de Ensino Médio da escola, têm a parceria da Prefeitura Municipal e foram programadas em sintonia com os projetos extracurriculares já desenvolvidos internamente.

A exposição apresenta o INPE e suas linhas de pesquisa e programas na área de mudanças ambientais globais, com foco na Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), sediada no Instituto, e nos estudos sobre Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas. Os painéis expositivos serão montados nos corredores e outros espaços da escola. Haverá também distribuição de material institucional e paradidático aos alunos, professores e biblioteca.

No dia 21 de março, alunos dos três anos do Ensino Médio assistem à palestra “Biodiversidade”, que será proferida pelo biólogo Fabiano Scarpa, do INPE. Após uma introdução sobre as metas e a estrutura organizacional da Rede CLIMA, ele falará sobre princípios básicos da ecologia, biomas brasileiros, serviços ambientais e ameaças das ações humanas ao meio ambiente e à qualidade de vida.

No dia 23 de março, pela manhã, os professores Rosana Mayumi Oumura de Melo e Alexandre Rodolfo Marques, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, falam às primeiras e segundas séries do Ensino Médio sobre o Programa de Revitalização de Nascentes e sobre os Projetos Refloresta e Pagamento por Serviços Ambientais, de São José dos Campos.

No mesmo dia, à tarde, o pesquisador Marcos Sanches, do INPE, apresentará aos alunos do último ano a palestra “Mudanças Climáticas – minha nova rotina!”, abordando os seguintes aspectos: Meteorologia, sua origem, evolução e importância; Por que a meteorologia é importante tanto para decisões do dia a dia como para planejamentos estratégicos governamentais; Mudanças Climáticas Globais - onde entro nessa? ; Qual a minha relação com a biodiversidade do planeta? ; Por que o gás carbônico, que ocupa 0,03% da atmosfera, traz tanta dor de cabeça? ; Em que ponto nós estamos no comprometimento? ; Rio+20 - o que esperar deste importante momento global?


Painéis que integram a exposição


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários