CLA Homenageia Presidente da Assembléia Legislativa do MA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (03/03) no site do jornal semanal maranhense “Folha do Município Online” destacando que o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Arnaldo Melo (PMDB), foi homenageado na solenidade em comemoração ao 29º Aniversário do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Agência Assembléia

Arnaldo é Homenageado pelo
Centro de Lançamento de Alcântara

Por Nonato Aguiar
Sábado, 03 de março de 2012

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) participou nesta quinta-feira (1º) da solenidade em comemoração ao 29º aniversário do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Na oportunidade, ele recebeu o Título de Amigo do CLA, que tem por objetivo homenagear as personalidades que realizaram valiosa contribuição para o programa espacial brasileiro.

A celebração de um culto deu início ao evento, que contou ainda com uma cerimônia militar alusiva à referida data, seguido da entrega de diplomas do Título de amigo do Centro de Lançamento de Alcântara aos homenageados.

O diretor interino do CLA, tenente-coronel Cesar Demétrio, agradeceu a presença das autoridades e destacou que o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, junto com o Centro de Lançamento de Alcântara e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, já têm reconhecimento, em nível nacional e internacional,  nas atividades de lançamento e rastreio de foguetes suborbitais.

Ressaltou, ainda, as várias atividades realizadas e planejadas com profissionalismo pelo efetivo de militares e civis do Centro. Entre as quais destacam-se a visita do Projeto Rondon, a apresentação do Projeto Alcântara Sustentável e o planejamento das missões Falcão I e Águia I, destinadas aos lançamentos dos foguetes de treinamento básico e intermediário.

PRESENÇAS

Entre as autoridades estavam o vice-governador, Washington Oliveira; o senador Edison Lobão; o prefeito de Alcântara, Raimundo Soares; o diretor interino do CLA, tenente-coronel Cesar Demétrio; o procurador-chefe da União no Maranhão, Ivo Lopes Miranda e, representando o prefeito de São Luís, o secretário de Segurança com Cidadania, Luís Carlos Magalhães.

Participaram ainda o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no Maranhão, Cyntia Moreira Feitosa; o comandante da Capitania dos Portos, capitão Jair dos Santos; o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Flavio Botelho Peregrino; o chefe da 27ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente-coronel Jorge Marques Filho.

Também marcaram presença os representantes do Corpo de Bombeiros Militar, major Edvan Vieira; da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o pró-reitor de Planejamento e Gestão Marco Aurélio; da Superintendência da Receita Federal, o inspetor da Alfândega de São Luís Alexandre Magno Ferreira; da Emap, o chefe da Guarda Portuária Carlos Roberto Sousa; o comandante do DTCEA-SL, capitão Ricardo Xavier Gomes e a delegada-geral da Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Menezes.


Fonte: Site do Jornal Folha de Município - 03/03/2012 - http://www.folhadomunicipioonline.com.br/

Comentário: Não conheço o deputado maranhense Arnaldo Melo e não sei se o mesmo é realmente merecedor dessa homenagem, mas na realidade as instituições que compõem o Programa Espacial Brasileiro e seus profissionais não tem o porquê de prestar qualquer homenagem a personalidades da classe política desse país, a não ser em raríssimas exceções como o senador Rodrigo Rollemberg e mais alguns que não chegam nem preencher os dedos de uma mão. Mas chega de dar ibope a esses energúmenos e vamos falar sobre o que interessa. Pelo visto nos próximos dias e semanas além da “Operação Falcão I -2012” (lançamento de um Foguete de Treinamento Básico - FTB), o CLA deverá realizar também a “Operação Águia” que constituirá pelo que parece em mais um lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). Também é esperado (veja a nota: “FTB Será Lançado em Março de 2012 com Experimentos”) agora para março um lançamento de um FTB do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) pela primeira vez com experimentos da comunidade científica do país. Um marco e uma alternativa para o ainda inexpressivo “Programa Microgravidade da AEB”, ainda que de forma limitada, não só pela capacidade de carga útil desse foguete (algo em torno de 5 quilos), como também pelo tempo de microgravidade proporcionado.

Comentários