Brasil e China Realizam Novos Testes no Satélite CBERS-3

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (21/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando o Brasil e a China realizam novos testes no Satélite CBERS-3.

Duda Falcão

Brasil e China Realizam Novos
Testes no Satélite CBERS-3

Alexandre Scussel
MundoGeo
21-03-2012

Especialistas brasileiros e chineses realizaram testes de compatibilidade com o segmento de aplicação do satélite CBERS-3 entre os dias 29 de fevereiro e 7 de março, na China.

Em parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém o Programa CBERS. O Brasil possui o domínio da tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto, e divide igualmente com a China o desenvolvimento dos CBERS-3 e 4.

De modo a garantir o perfeito funcionamento do quarto satélite a ser lançado pelo programa, foi verificada a comunicação entre os equipamentos dos subsistemas transmissores de dados do satélite e o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido pela empresa AMS Kepler. Nesta etapa foram validadas as alterações implantadas no sistema para atender às alterações nos formatos dos dados. Foram ainda criadas ferramentas de apoio para permitir a investigação de anomalias nos dados e a identificação de suas causas.

Em março de 2011, a AMS Kepler também esteve presente em Cuiabá onde participou dos testes de compatibilidade entre o satélite e as estações terrenas para garantir a recepção das imagens e a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto a elas, tais como os dados de telemetria das câmeras e os dados de órbita e altitude. De acordo com o Plano de Desenvolvimento e Testes do Programa CBERS, no próximo mês serão realizados na China os testes no modelo de voo do sistema.

Com informações da AMS Kepler


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários