Ab. Inscrições para Curso de Cal. de Sen. Meteorológicos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE abre inscrições para a terceira edição do “Curso Prático de Calibração de Sensores Meteorológicos”.

Duda Falcão

Abertas as Inscrições para Curso de
Calibração de Sensores Meteorológicos

Terça-feira, 27 de Março de 2012

A terceira edição do Curso Prático de Calibração de Sensores Meteorológicos será realizada de 9 a 13 de abril no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista.

O objetivo do curso é introduzir os conceitos da Metrologia Ambiental, de acordo com as recomendações e requisitos técnico-científicos das áreas de Meteorologia (World Meteorological Organization - WMO) e Metrologia (International Organization for Standardization - ISO), para capacitar os profissionais dessas áreas a avaliar o grau de confiabilidade das medições obtidas através da instrumentação meteorológica.

Conceitos como rastreabilidade, calibração, verificação e estimativa da incerteza de medição são indispensáveis para evidenciar a qualidade dos dados da pesquisa ambiental.

O curso proporciona a disseminação do conhecimento de normas, métodos e procedimentos de calibração através de aulas práticas, junto aos sistemas de calibração de sensores e medidores de variáveis meteorológicas do Laboratório de Instrumentação Meteorológica do CPTEC/INPE.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site:


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários