Raupp: Independência Tecnológica é Crucial para Soberania

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/02) no site “Inovação Tecnológica” destacando que segundo o ministro Marco Antônio Raupp a "Independência Tecnológica" é crucial para Soberania do país.

Duda Falcão

Platão

Raupp: Independência Tecnológica é
Crucial para Soberania

Com informações do MCTI
16/02/2012

Independência Tecnológica

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou que a independência tecnológica é uma questão fundamental para garantir o desenvolvimento, a soberania e a defesa do país.

Ele falou na abertura do Segundo Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica, realizado na Câmara dos Deputados.

O ministro defendeu uma parceria entre as áreas de ciência e tecnologia e defesa para que a ocupação da grande extensão territorial e marítima (Amazônia Verde e a chamada Amazônia Azul) do país aconteça de forma sustentável.

Segundo ele, as atividades de defesa estão enquadradas em quatro dos nove programas prioritários do ministério, incluindo as áreas de segurança cibernética e capacitação industrial, além dos programas espacial e nuclear.

"De 2007 a 2011, dentro dos recursos operados pelo MCTI, investimos R$ 1,5 bilhão em projetos articulados com a defesa. Isso será continuado e esperamos, nos próximos quatro anos, um aumento significativo", afirmou Raupp.

Tecnologias Duais

Glauco Arbix, presidente da FINEP, explicou que a instituição trabalha no apoio às tecnologias de uso dual (militar e civil), contando com uma gama enorme de projetos, programas e planos diretamente ligados à área de defesa com as Forças Armadas.

"Fazemos essa articulação e trabalhamos com as prioridades do governo na área de defesa e do ministério", frisou.

Seminário de Defesa – Reportagem da TV Câmara – 15/02/2012


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentários