Ministro Confirma Integração da AEB com o INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/02) no site da “Agência FAPESP” destacando que em visita dia 27/02 a sede da FAPESP, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, confirmou a integração da Agência Espacial Brasileira (AEB) com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Duda Falcão

Especiais

Ministro Confirma Integração
da AEB com o INPE

Por Karina Toledo
29/02/2012

Em visita à FAPESP, Marco
Antonio Raupp revela que
pretende alinhar trabalho dos
institutos de pesquisa federais às
políticas executadas por
agências e secretarias ligadas ao
ministério (foto:Eduardo César)
Agência FAPESP – Em visita à sede da FAPESP realizada em 27 de fevereiro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, deu como certa a integração da Agência Espacial Brasileira (AEB) com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Raupp revelou ainda haver no governo federal consenso de que os institutos de pesquisa deverão se alinhar às políticas executadas pelas secretarias e agências subordinadas ao ministério.

A integração da AEB com o INPE é defendida por Raupp desde o tempo em que ele presidia a agência, como forma de aperfeiçoar o programa espacial brasileiro.

“A AEB foi criada muito depois do INPE e apenas para mostrar ao mundo que o programa brasileiro era civil. Mas não atribuíram a ela o comando das entidades tecnológicas. Isso prejudicou muito o funcionamento do sistema”, afirmou o ministro.

Segundo Raupp, a integração seria a única forma de contornar o problema sem criar grandes conflitos. “A ideia já foi aceita no governo. O diretor do INPE será membro da diretoria da AEB”, explicou.

Seguindo a mesma linha, o ministro pretende aumentar a influência das outras agências e secretarias ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) sobre todos os institutos de pesquisa federais. “Hoje eles têm uma atuação completamente autônoma e independente em relação às políticas que esses agentes estão desenvolvendo”, disse.

Para exemplificar, Raupp disse que a Secretaria de Política de Informática ficaria responsável por supervisionar o trabalho de todos os institutos que trabalham com estudos nessa área. “Acho isso muito importante para justificar a existência desses institutos. Não tem sentido eles ficarem se comportando como institutos universitários”, completou.

O objetivo da visita à FAPESP, segundo Raupp, foi “aumentar e qualificar” os projetos realizados em parceria com a entidade. O ministro ressaltou que alguns dos projetos “mobilizadores da política pública de ciência e tecnologia” estão em São Paulo, como o do primeiro reator nuclear multipropósito. Entre as finalidades do equipamento estão à produção de radioisótopos para uso na medicina nuclear e pesquisas em campos diversos, como energia, agricultura, indústria e meio ambiente.

“Já temos parcerias bem estabelecidas com a FAPESP nos institutos federais, como a do supercomputador instalado no INPE para pesquisas climáticas. Mas queremos a participação da FAPESP também nos projetos novos”, afirmou Raupp.

O presidente da FAPESP, Celso Lafer, destacou que a área de ciência, tecnologia e inovação é de interesse nacional. “É um capítulo de política de Estado e não de governo. Olhamos isso com a perspectiva de São Paulo, nossa base, mas como uma questão do país, que nos cabe cooperar e ajudar”, disse.

O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, afirmou que a entidade tem interesse em colaborar com o ministério, como já vem fazendo no caso dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

O programa foi lançado em 2008 pelo MCTI, com recursos de R$ 607 milhões obtidos em parceria com as fundações de amparo à pesquisa estaduais.

“A FAPESP financia 50% dos recursos destinados aos 44 institutos sediados no Estado de São Paulo. Responsável por R$ 113,4 milhões do total de recursos investidos nos INCTs, a FAPESP só fica atrás do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico entre as fontes financiadoras”, destacou Brito.


Fonte: Site da Agência FAPESP 

Comentários

  1. ola Brazilian, gostaria muito de saber a opiniao do blog sobre a uniao -- subalternação -- do inpe a AEB. eu confesso q confio de todas as maneiras em raupp, e os args. dele sao totalmente plausivies -- o inpe e a aeb tinham atividades realmente paralelas. mas confesso q nao entendo muito da atividade do nosso peb.
    vc poderia dar sua opiniao? abraços e desde ja agradeço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tassio!

    Em minha opinião o Raupp está certo. A NASA por exenplo, tem vários laboratórios próprios e associados que executam seus projetos e funcionam muito bem nesse modelo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. obrigado duda.
    tomara q raupp consiga.

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tassio!

    Não há o que agradecer amigo, estamos aqui para isso.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário