Dois Técnicos do INPE Estavam na Estação Com. Ferraz

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (26/02) no site do jornal “O VALE” destacando que dois técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estavam na Estação Comandante Ferraz na Antártica durante o acidente.

Duda Falcão

Brasil &

Dois Técnicos do INPE Estavam na Estação

Dupla realizava trabalhos de manutenção de equipamentos de pesquisas

Arthur Costa
São José dos Campos
February 26, 2012 - 03:00

Flávio Pereira

Entre os pesquisadores retirados da Estação Antártica Comandante Ferraz na madrugada de ontem após incêndio na casa de máquinas, estavam dois técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Eles não tiveram seus nomes divulgados, mas, segundo a assessoria de imprensa do instituto, não tiveram ferimentos e passam bem.

A dupla realizava trabalhos de manutenção de equipamentos utilizados em pesquisas no local e tinham a volta ao Brasil programada para a próxima sexta-feira.

Ainda segundo o departamento de comunicação do instituto, os técnicos já entraram em contato com membros da equipe de pesquisadores do INPE no Brasil para falar sobre o acidente.

Juntamente com os outros pesquisadores, os brasileiros foram levados da Antártica à cidade chilena de Punta Arenas, de onde seriam trazidos ao Brasil por um avião da Força Aérea Brasileira ontem à noite. Até o início da tarde, o avião ainda não havia partido do Rio.

Pesquisas - O INPE está presente na estação da Antártica desde a implantação do PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro), em 1982, e possui diversas linhas de pesquisa no local, como oceanografia, meteorologia, análise de solo e alta atmosfera, entre outros.

Este ano, o INPE foi responsável pela implantação de um módulo para coleta de dados atmosféricos na Antártica, o Criosfera 1, montado em São José dos Campos.

Importância - Por meio de nota, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lamentou o acidente na estação e destacou a importância do local para o desenvolvimento de pesquisas dos institutos.

“O Ministro Marco Antonio Raupp vem neste momento solidarizar-se com os trabalhadores da Estação Comandante Ferraz, seus familiares, e com os cientistas de todo o país, e reafirmar seu empenho em manter, sem interrupções, em parceria com a Marinha, as importantes pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártica”, diz trecho da nota do MCTI. 

Só os Militares Tinham Acesso à Casa de Máquinas da Base

São José dos Campos - O técnico em geomagnetismo Orlando Antunes Filho, 44 anos, esteve na estação Comandante Ferraz em 2000 para uma pesquisa de radioatividade e disse ter ficado surpreso com a notícia do incêndio na Antártica.

Ele relata que é comum acontecerem pequenos incidentes com o forte vento que chega a fazer com que a energia acabe na base, mas nunca ouviu falar de incêndio.

“A estação está lá há muitos anos e nunca aconteceu nada parecido com a proporção desta vez”, disse.

Ele lembra que a casa de máquinas, local onde a Marinha suspeita de ser sido o foco do incêndio, é de acesso restrito dos militares.

Estrutura - O pesquisador afirma ainda que os cientistas ficam em módulos bem próximos um dos outros, uma espécie de container com estrutura montada. A casa de máquinas é localizada em uma área mais afastada, mas dentro da estação.

A técnica em astrofísica Silvia Regina dos Santos, 48 anos também esteve na estação Comandante Ferraz e lembra do rigoroso treinamento de segurança que os militares passam antes de trabalharem na Antártica.

“Os pesquisadores passam por um treinamento de duas semanas, menos rigoroso que o dos militares, com aulas práticas e teórica”, disse.

O INPE NA ANTÁRTICA

ACIDENTE

Dois técnicos do INPE, responsáveis pela manutenção de equipamentos de pesquisa estavam presentes na estação no momento do incêndio na casa de máquinas

PESQUISA

INPE está presente na Antártica desde a implantação do PROANTAR, em 1982

DADOS

No local, INPE realiza pesquisas de oceanografia, meteorologia, análise de solo e alta atmosfera para coleta de dados a serem apurados pela unidade do instituto em São José.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 26/02/2012

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” lamenta profundamente o ocorrido e transmite nossos pêsames aos familiares dos dois militares mortos no acidente.

Comentários