AEB Deve Ser Presidida por Matemático

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (28/01) no site do jornal “O Globo” destacando que o matemático José Raimundo Braga Coelho, diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos deve ser o escolhido para o cargo de presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) em substituição ao Marco Antônio Raupp.

Duda Falcão

Agência Espacial Brasileira Deve
Ser Presidida por Matemático

José Raimundo Braga Coelho é diretor do
Parque Tecnológico de São José dos Campos

28/01/2012 - 14h00 | O Globo

BRASÍLIA - O matemático José Raimundo Braga Coelho deve ser o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), em substituição ao colega Marco Antonio Raupp, que assume nesta terça-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, Braga é diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, dirigido até 2010 por Raupp, antes de entrar no governo. O anúncio deve ser formalizado nos próximos dias, porém, ainda faltam ajustes políticos para a presidente Dilma Rousseff bater o martelo.

A indicação de Braga já é comemorada por um círculo restrito de cientistas ligados ao Programa Espacial. O diretor do Parque Tecnológico já trabalhou na AEB, além de ter sido professor de matemática da Universidade de Brasília (UnB) e do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Nova York (EUA). No Brasil, o técnico gerenciou o mais audacioso programa de satélites já executado no país, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): o Cbers, firmado em parceria com a China e que já lançou satélites de monitoramento com sucesso.

Na AEB, atuou como assessor da Presidência e, hoje, é tesoureiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para amigos próximos, José Raimundo Braga Coelho já afirmou que, em caso de confirmação do convite, ele assumirá a função. De acordo com técnicos do MCT, a formalização do anúncio deve ocorrer até o final desta semana.


Fonte: Site do jornal “O Globo” - 28/01/2012

Comentário: Apesar de nos consideramos conhecedores da história do PEB, confesso que não conhecia o currículo e nem a pessoa do Sr. José Raimundo Braga Coelho e lhe desejamos desde já sucesso como presidente da AEB, caso venha ser o escolhido. Entretanto, não podemos esconder que o nome de nossa preferência seria o de Paulo Morais Jr., presidente de nossa cada vez mais prestigiada “Associação Aeroespacial Brasileira (AAB)” e coordenador do "Programa Cruzeiro do Sul de Veículos Lançadores" do IAE. O Paulo é um grande entusiasta do Programa Espacial do país, um dos idealizadores do "Programa Cruzeiro do Sul" lançado em 2005 pelo IAE, com grandes serviços prestados nesta instituição e um nome que muito provavelmente agradaria a ROSCOSMOS (Agência Espacial Russa) devido as suas boas relações com os russos, o que poderia abrir portas para novos projetos conjuntos e quem sabe até transferência e tecnologia.

Comentários

  1. O Brasil certamente num futuro breve participará da grande viagem interplanetária. Veneremos!
    À hora é propicia para si instalar a Arca com todas suas cavernas em órbita acima dos 400 quilômetros, tripulada por cosmonautas que fale o português falado no Brasil. o dilúvio do planeta Vênus vem aí nos próximos Ciclos Solar*
    Só irá a Vênus quem tiver a Nave. Sucesso José Raimundo Braga Coelho

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sr. José Raimundo Braga Coelho!

    Espero e torço que sua previsão esteja correta e que um dia o Brasil possa estar representado no espaço por bravos astronautas, cosmonautas, taikonautas ou mesmo brasilnautas carregando nossa bandeira pelo sistema solar afora. Avante nação verde amarela.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário