Projeto SARA Testa seu Sistema de Pára-Quedas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (21/12) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)" destacando que o IAE realizou dia 16/12 testes com o "Sistema de Pára-Quedas do Projeto SARA".

Duda Falcão

Projeto SARA Testa seu
Sistema de Pára-Quedas

Campo Montenegro
21/12/2011

Em 16 de dezembro de 2011, integrantes da Divisão de Ensaios do IAE (AIE) em conjunto com a equipe do Projeto SARA, com apoio  da Divisão de Mecânica e de representantes das empresas CENIC e Orbital realizaram com sucesso o ensaio de qualificação do Sistema de  Recuperação do veículo Sara Suborbital. O teste foi realizado no  interior do Prédio de Integração de Lançadores (PIL), que reunia as  condições adequadas de altura para o desdobramento dos pára-quedas, e  foi monitorado por um sistema de filmagem de alta velocidade.

O responsável pelo ensaio, o Eng. Claudinei (AIE), avaliou o evento da seguinte forma: “- A proposta de um ensaio de abertura dinâmica dentro de um prédio foi  algo inédito, nunca tentado antes no IAE, o que sempre gera grande apreensão quanto aos resultados. Assim, além da qualificação do sistema  de pára-quedas, também o ensaio estava sendo qualificado. Como fatores  complicadores adicionais tinha-se a utilização de um dispositivo de alta  pressão e a alta energia do dispositivo de liberação, o que nos obrigou  a envolver o Setor de Segurança do instituto. Felizmente, o ensaio  correu como esperado e valiosas informações foram coletadas para análise”.

O Subsistema de Recuperação é composto por quatro pára-quedas: uma aba  piloto, um pára-quedas de arrasto e dois pára-quedas principais. O  ensaio foi realizado em duas etapas, a primeira envolvendo a aba piloto  e o pára-quedas de arrasto e a segunda produzindo a abertura dos  pára-quedas principais.

O bolsista Breno, membro da equipe SARA que participou do ensaio,  ressaltou o espírito de cooperação entre os participantes: “- Foi um  verdadeiro trabalho de equipe. Todos colaboraram: tivemos que fabricar  dispositivos, mudar a maneira de prender o contrapeso na torre, montar a  iluminação para a filmagem, armar o dispositivo de liberação, dobrar os  pára-quedas, fazer ajustes, verificar todas as condições de segurança.  Não foi fácil, mas tudo funcionou no final”.

Na opinião do Dr. Luís Loures, gerente do projeto, esse foi um grande  fechamento para um ano de muito trabalho: “- É um verdadeiro prazer  chegar ao final do ano com estes resultados, mesmo porque o Sistema de Recuperação, devido à sua natureza, sempre foi o maior desafio do  projeto, tendo convergido literalmente muito mais por ensaios do que por cálculos”.

Com este ensaio, o IAE chega mais próximo à meta de lançamento em 2012,  muito embora estejam previstas algumas repetições do ensaio realizado.  Segundo Loures, isso ocorre devido à influência do fator humano no subsistema: “- As nossas análises de risco revelaram que a maior  probabilidade de falha decorre da ação humana, portanto nós estamos  planejando diversas repetições para verificarmos o funcionamento do  sistema e encaminhar ações corretivas, se necessário. Além disso, os  resultados preliminares do ensaio demonstram que ainda há espaço para um  ajuste no projeto e para o aperfeiçoamento do ensaio propriamente dito”.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Caro leitor, isso demonstra uma vez mais que o IAE caminha finalmente para lançar o primeiro SARA Suborbital em 2012, isto é, caso não haja interferência dos energúmenos de Brasília. Sou um entusiasta desse projeto desde que o mesmo foi lançado por entender que além do significado científico que o mesmo poderá proporcionar, o seu desenvolvimento representará o domínio de diversas tecnologias essenciais para o futuro do Programa Espacial Brasileiro. Ficarei aqui na torcida para que não haja mais atrasos nesse projeto e que sua continuidade não seja tão estendida e siga um cronograma razoável de desenvolvimento. O Projeto SARA é divido em duas fases a suborbital com o lançamento de duas versões e a orbital com o lançamento de mais duas versões. Essa prevista para 2012 será a primeira das versões suborbitais e entre março e abril de 2012 o experimento alemão SHEFEX II estará carregando um experimento relacionado com a fase orbital desse projeto. Assim sendo, vamos torcer para que o cronograma desse importante projeto do IAE não venha sofrer com mais atrasos e que o lançamento de 2012 posso ocorrer de forma exitosa.

Comentários