Prazo para Candidaturas à Direção do INPE Foi Prorrogado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o prazo para candidaturas à direção do INPE foi prorrogado até o dia 30/11.

Duda Falcão

Prazo para Candidaturas à Direção do
INPE é Prorrogado Até Dia 30

17/11/2011 - 20:41

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) prorrogou o prazo para apresentação de candidaturas ao processo para seleção de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/ MCTI). Os interessados têm até o dia 30 para enviar os documentos necessários (originalmente, o recebimento se encerraria no dia 14).

O processo caberá a um comitê de especialistas nomeado pelo ministro Aloizio Mercadante. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é realizada por comitês de especialistas que buscam, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição. Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado há mais de dez anos pelo MCTI para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa.

O comitê para o INPE, presidido pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, tem, ainda, entre seus membros, o diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI (SEPED), Carlos Nobre; e os professores Humberto Andrade Sobral, do INPE, e Satoshi Yokota, do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, de São José dos Campos (SP).

Requisitos

Poderão se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores, tecnologistas ou gestores que atendam aos seguintes requisitos básicos:

• competência profissional reconhecida;

• visibilidade entre a comunidade científica tecnológica e empresarial;

• experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre funcionários, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do instituto;

• visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país;

• capacidade para tratar problemas políticos relacionados com a instituição;

• capacidade demonstrada de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com órgãos de pesquisa e de financiamento e gerenciamento de projetos complexos;

• comprometimento com a execução do Plano Diretor e do Plano de Gestão do INPE, bem como com o Plano de Ações do MCTI;

• comprometimento com a elevação contínua da qualidade das atividades em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação realizadas no INPE;

• motivação para enfrentar novos desafios.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários