FTB Será Lançado em Março de 2012 com Experimentos

Olá leitor!

Lembra da nota postada aqui alguns dias atrás sobre o “XXIX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste”, ocorrido na cidade de Mossoró (RN)? (Veja a nota: “CLBI Participa do Encontro de Físicos do Norte e Nordeste”).

Pois então, durante o evento foi anunciado pelos representantes do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) que em março de 2012 será lançado desse centro (pela primeira vez desde que o “Projeto FogTrein” foi implantado no CLBI e no CLA) um “Foguete de Treinamento Básico (FTB)” com experimentos científicos da comunidade científica brasileira.

Apesar do FTB ser um foguete ainda modesto e com pouca capacidade de carga útil, não resta dúvida que essa iniciativa do COMAER (Comando da Aeronáutica) chega em boa hora como uma alternativa modesta ao inoperante “Programa Microgravidade” de nossa agência espacial.

Mesmo o FTB não podendo ser comparado aos foguetes utilizados pelo “Programa Microgravidade” da AEB, como o VS-30 e o VSB-30, vale dizer que, antes um FTB a cada dois meses do que um VS-30 ou um VSB-30 de quatro em quatro anos. Além disso, em breve, estarão se juntando ao FTB outros foguetes mais poderosos, ou seja, o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) e o mais poderoso deles o Foguete de Treinamento Avançado (FTA), todos de baixo custo e fabricados pela Avibrás.

Com esses foguetes a disposição e uma freqüência maior de vôos, acreditamos que finalmente a comunidade científica do país poderá realizar em parte as pesquisas científicas e tecnológicas que o “Programa Microgravidade” da AEB prometia quando de sua criação e não conseguiu cumprir até agora.

Abaixo segue uma reportagem da TV TCM Canal 10 de Mossoró sobre o encontro em questão, onde então o leitor poderá ver o foguete e a carga útil que será lançada em março de 2012.

Duda Falcão

Reportagem do Jornal TCM
TV TCM Canal 10 de Mossoró - 09/11/2011


Fonte: Portal da TV TCM Canal 10 de Mossoró (RN)

Comentários

  1. Duda eu sempre tive uma duvida e gostaria de saber se você pode me esclarecer, o VLS é um foguete controlado?
    Eu creio que seja pois o lançamento dele não é através de trilhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas!

    É sim, mas parte da tecnologia empregada é ainda estrangeira. Entretanto, isso está sendo resolvido com a finalização do "Projeto SIA", e o vôo do VLS-1 XVT-01 já deverá ser feito com tecnologia totalmente nacional ou pelo menos 90% dela.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário