INPE de Cachoeira Paulista Abre Portas para Comunidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (09/09) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o INPE irá comemorar de 26 a 29/09 os 41º aniversário de sua Unidade de Cachoeira Paulista de portas com a comunidade.

Duda Falcão

INPE de Cachoeira Paulista
Comemora 41º Aniversário de
Portas Abertas para a Comunidade

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2011

De 26 a 29 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) comemora o 41º aniversário de sua Unidade de Cachoeira Paulista. Dando continuidade ao projeto iniciado em 2010, será promovido o “INPE Portas Abertas”, para receber universidades, colégios, órgãos públicos, empresas e cidadãos interessados em conhecer um pouco sobre os diversos projetos e produtos que são gerados pela unidade de Cachoeira Paulista.

Para participar, é necessário inscrever-se pelo telefone (12) 3186-9254. Conforme prévio agendamento, haverá visita monitorada aos prédios do Laboratório de Combustão (LCP), Divisão de Geração de Imagens (DGI) e Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Atividades

O dia 28 de setembro foi instituído como o aniversário do INPE de Cachoeira Paulista em alusão à data em que foi efetivada pelo Estado de São Paulo a doação da área à então Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), órgão precursor do Instituto.

A unidade de Cachoeira Paulista presta serviços nas áreas de Meteorologia, com a previsão do tempo e serviços climáticos; Observação da Terra, com o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, que está entre os que mais distribuem imagens de satélite no mundo; Combustão, Propulsão e Catálise, com laboratórios e bancos de teste de propulsores de satélites; e Ciência do Sistema Terrestre, com o foco temático na interface entre as mudanças ambientais globais e as questões de desenvolvimento para o país.

Mais recentemente foram inaugurados no campus de Cachoeira Paulista o Projeto BDA - Arranjo Dessimétrico Brasileiro, o primeiro rádio-interferômetro brasileiro em ondas, para estudo do clima espacial; a Estação de Sensoriamento Remoto Marinho – que é responsável por receber, processar e distribuir em tempo quase real dados de satélites para a detecção de poluentes na superfície do mar, estudo de recursos naturais marinhos e, ainda, monitoramento de parâmetros como direção e intensidade de correntes, altura de ondas, entre outros; e o Laboratório de Catálise Ambiental, que desenvolve tecnologias para a captura e o armazenamento seguro e econômico do gás carbônico emitido nos processos de combustão para geração de energia.

Para dar suporte a todas essas áreas, a unidade de Cachoeira Paulista é composta por um corpo administrativo que contribui com a sustentação das ações do campus e cuida de uma área de mais de 10 mil metros quadrados, onde estão distribuídas as atividades.

A semana festiva, além da realização do Projeto INPE Portas Abertas, será comemorada com uma caminhada ecológica, a celebração de uma missa dentro da instituição e a exposição “INPE 50 Anos” em referência às comemorações de meio século da existência da instituição. Para finalizar, a tradicional cerimônia de entrega de medalhas aos colaboradores que completam 15, 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho no Instituto acontecerá no dia 30 de setembro (sexta-feira).

Sites das atividades do INPE em Cachoeira Paulista:



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários