Veículos Hipersônicos 14-X e DVPL na Rádio Câmara

Olá leitor!

Segue agora uma reportagem realizada pela Rádio Câmara e apresentada dia (01/08) destacando os projetos do Veículo Hipersônico 14-X e o Veículo Hipersônico Aeroespacial DVPL movido a propulsão a laser do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA.

Duda Falcão

Reportagem Especial

Inovações Tecnológicas: Vanguarda

Rádio Câmara
Verônica Lima
De Brasília
Segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Na última reportagem, destaque para dois projetos de
aviões hipersônicos em desenvolvimento pela força aérea
brasileira. A série de reportagens especiais sobre inovações
tecnológicas tem texto e apresentação de Verônica Lima.
A produção é do Núcleo de Produção da Rádio Câmara.

Um foguete movido a laser. Quem busca levar essa tecnologia da ficção científica para a realidade é o Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica.

Segundo o coordenador do projeto, Paulo Gilberto Tôro, o objetivo é desenvolver um sistema de propulsão que permita a um veículo espacial voar sem carregar nenhum tipo de combustível. Isso aumentaria em dez vezes a capacidade de carga útil dos veículos lançadores de satélites.

Hoje, o combustível ocupa de 95% a 98% do peso e do volume de veículos como o ônibus espacial norte-americano e o VLS brasileiro. Paulo Gilberto explica como o Veículo Hipersônico Aeroespacial DVPL vai funcionar.

"O veículo está voando dentro da atmosfera, então o ar atmosférico passa da parte superior para a parte inferior através dessas entradas de ar. (...) Vai ser bombardeado feixe laser proveniente do solo, esses átomos e moléculas vão receber essa energia proveniente do laser, vai aumentar sua temperatura, vai expandir (...) e vai criar as condições para o veículo voar na direção desejada."

Outro projeto com objetivo de aumentar a capacidade de carga útil de veículos espaciais é o do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X, batizado em homenagem ao 14 Bis de Santos Dumont.

Diferentemente do DVPL, que não precisará carregar combustível, o 14-X vai carregar apenas o hidrogênio. Os sistemas atuais demandam o transporte do hidrogênio e do oxigênio dentro da aeronave. Paulo Gilberto Tôro explica como funciona esse sistema de propulsão.

"Esse veículo, o 14 X, a própria geometria do veículo, quando estiver voando em velocidade hipersônica, vai comprimir o ar atmosférico. Esse ar atmosférico vai ser canalizado para uma câmara e nesta câmara vai ser injetado o hidrogênio, vai se misturar com o oxigênio do ar atmosférico, se ele estiver em condições adequadas, vai haver a ignição, vai haver a combustão, vai criar as condições para produzir os gases que vão se expandir na parte traseira do veículo, criando então a força necessária para o veículo voar."

Tanto o DVPL quanto o 14-X são demonstradores de tecnologia, o que significa que estão ainda no estágio de comprovação da viabilidade desses sistemas. Portanto, a algumas décadas de se tornar realidade. Mas demonstram a capacidade brasileira de inovar.

Segundo Tôro, o 14-X está sendo desenvolvido apenas com recursos e pesquisadores nacionais. Já no projeto do DVPL existe parceria com os Estados Unidos, mas o único país envolvido com a parte experimental em laboratório é o Brasil.

Além de colocar satélites em órbita, esses veículos inovadores poderão ser usados para transportar astronautas e turistas espaciais. Mas essas pesquisas também podem trazer benefícios para empresas e indústrias fincadas aqui na Terra.

Novos sistemas de combustíveis e de compressão e materiais que resistem a altíssimas temperaturas são alguns dos avanços que a pesquisa espacial pode trazer para outros setores da economia.

OBS: Abaixo segue um vídeo produzido pelo Comando da Aeronáutica e divulgado recentemente onde o leitor poderá acompanhar uma animação do futuro vôo da “Operação VSB-30/14-X e cenas que parecem ser dos últimos testes para o vôo do VLS-1-XVT-01 que estão em andamento.

Projeto do Foguete VSB-30 Acoplado ao Veículo Hipersônico 14-X


Fonte: Site da Rádio Câmara e Comando da Aeronáutica

Comentários

  1. Vídeo interessantíssimo, além da matéria, claro!

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  2. Não resta dúvida Antônio, não resta dúvida. Só fiquei sabendo desse vídeo hoje e aproveitei a matéria da Rádio Câmara para postá-lo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  3. Super interessante este vídeo!

    Fiquei curioso, que no momento 6 segundos aparece uma satélite, que parece ser a PMM.

    Seria super legal, pois até hoje não apareceram fotos ou videos da mesma.

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  4. Uma matéria sobre o VSB-30 , mas que mostra testes do VLS? Estranho e interessante ,gostei do teste de abertura da coifa .

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  5. Olá Ramir!

    As primeiras cenas são mais antigas e são cenas do SCD-1 e do SACI-1 muito provavelmente. Entre as cenas dos testes do VLS existem cenas antigas e parece que algumas novas que devem ser da preparação do VLS-1 XVT-01.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  6. Pois é André!

    Na realidade a matéria é sobre o 14-X e eles aproveitaram para fazer uma coletânea de imagens novas e antigas sobre SJC, sobre os testes do VLS e outras imagens complementares de projetos realizados no IAE e no INPE, alem é claro da animação do VSB-30/14-X.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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