China Quer Lançar Seu Laboratório Espacial em Setembro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (25/08) no site do “Defesanet.com” destacando que a China quer lançar em setembro agora o protótipo de sua estação espacial.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL- Especial Espaço- Tecnologia

China Quer Lançar Protótipo de Laboratório
Espacial em Setembro

Brasília
25 de Agosto, 2011 - 09:53

A China lançará no início de setembro o módulo não tripulado Tiangong I, um protótipo de laboratório espacial que será o primeiro passo do país asiático para a criação de uma estação própria de pesquisas no espaço, informa nesta quinta-feira o jornal Global Times. O protótipo e seu foguete propulsor já estão sendo preparados no centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, à espera de condições meteorológicas favoráveis para o lançamento em poucos dias, embora a data exata não seja divulgada até a última hora.

O Tiangong (Palácio celestial, em mandarim) é um protótipo de oito toneladas que ficará em órbita durante dois anos. Naves do modelo Shenzhou lançadas durante esse período realizarão, junto a este protótipo, os primeiros acoplamentos do programa espacial chinês (primeiro com veículos não tripulados e mais tarde com astronautas).

Segundo o programa espacial chinês, desenvolver as complicadas técnicas de acoplamento é um passo vital para o sucesso da primeira estação espacial da China, que o país deseja ter em funcionamento até 2020 - uma resposta à rejeição de outros países a que Pequim se envolva mais na Estação Espacial Internacional (ISS).

Na semana passada, um satélite de última geração chinês foi perdido ao não entrar na órbita designada, o que semeou dúvidas sobre o futuro de todos esses projetos, mas responsáveis do programa espacial garantiram que o lançamento do Tiangong e as futuras Shenzhou seguirão os planos previstos.


Fonte: Site Defesanet.com - http://www.defesanet.com.br

Comentário: Essa missão chinesa passa ser importante para o Brasil, pois foi acertado pela comitiva brasileira que está atualmente na China, o monitoramento via base de Alcântara, tanto do laboratório espacial Tiangong 1, quanto da nave espacial não tripulada Shenzhou 8, que estão para serem lançadas nas próximas semanas. Essa nova parceria em minha opinião pode abrir grandes possibilidades no futuro da participação brasileira no programa tripulado chinês, bastando para isso que o governo brasileiro entenda definitivamente a importância de uma maior presença brasileira no espaço, já que essa é década de preparação das nações que enxergam os grandes benefícios que serão gerados para aquelas sociedades que apostarem por uma maior presença no espaço. Entretanto, está mais fácil uma representante bovina da raça “zebu” cantar integralmente o hino nacional na praça dos três poderes em Brasília, do que essa gente entender a importância desse momento histórico para raça humana. Lamentável!

Comentários