AEB Participa de Feira de Ciências na Ceilândia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/08) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a agência participa nesta quinta-feira (25/08) de Feira de Ciências na Ceilândia.

Duda Falcão

AEB Participa de Feira de
Ciências na Ceilândia

AEB
24/08/2011

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participará, na quarta-feira (25), da “3ª Feira de Ciências e Tecnologias”. No estande da agência, estudantes e outros visitantes poderão ter acesso a materiais institucionais, tirar fotos no mock up do astronauta e ver maquetes dos foguetes VSB-30 e VLS. O evento, organizado pela Regional de Ensino de Ceilândia, será realizado no Sesc da cidade a partir das 9h.

A feira terá como tema, este ano, as mudanças climáticas, os desastres naturais e a prevenção de riscos. Ela ocorre desde 2008 e tem como objetivo estimular as atividades de iniciação científica, por meio da elaboração e execução de experiências. Segundo um dos organizadores do evento, Marcelo Assis, esta é uma boa oportunidade de chamar atenção dos estudantes para área científica. “Por vezes o ensino teórico acaba sendo enfadonho para os alunos. Com essa oportunidade de mostrar de perto o mundo científico, poderemos formar novos cientistas no futuro”, disse

A AEB participará pela primeira vez do evento. O programa AEB Escola, que tem como missão auxiliar os docentes na elaboração de metodologias para inserção de tais assuntos em sala de aula, será o carro chefe da instituição. Para o gerente do programa, Carlos Eduardo Quintanilha, “a participação em eventos como esse é positiva pois ajuda a despertar o interesse para o tema espacial, ainda pouco conhecido pela maioria dos brasileiros”.

Na opinião do coordenador do evento, a AEB terá papel de destaque . “Algum tempo atrás alguns alunos de uma escola da região foram premiados em competições organizadas pela Agência. Acredito que a presença da instituição atrairá a atenção de novos estudantes para este rico assunto e aumentará a procura por oficinas e competições na área espacial.

Esta edição, está ligada ao circuito de ciências que possui três diferentes etapas. A primeira fase, regional , a segunda fase será a competição distrital, que será realizada no próximo mês e, por fim, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em outubro.

Nas duas primeiras etapas haverá um concurso que selecionará os três melhores trabalhos de cada categoria ( educação infantil, inicial, final, ensino médio e ensino técnico), para participarem da Semana Nacional de C&T.

Para a 3ª Feira de Ciências da regional de Ceilândia foram inscritos 22 instituições de ensino e serão expostos 36 trabalhos. O evento será aberto para estudantes não inscritos de outras escolas e, também, para o público externo.

Além da AEB estarão presentes a Escola da Natureza, as Universidades Católica e de Brasília e o SESC com a Sala de Ciências.

Servico:

Evento: 3ª Feira de Ciência e Tecnologia
Dia: 25/08/2011
Hora: 9h às 18h
Local: Sesc Ceilândia - QNN 27 lote B - Ceilândia Norte
Tel: (61) 3901-6646


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários