Ex-Aluno da UFC Recebe Bolsa da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (14/07) no site “FCiência” da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP) destacando que um ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu bolsa da NASA.

Duda Falcão

Ex-Aluno da UFC Recebe Bolsa da NASA

Da UFC
Por admin, em 14/07/2011

O ex-aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo de Brito Almeida, graduado em 2004 pelo curso de Engenharia Elétrica, foi contemplado com a bolsa do Projeto Pré-Doutoral Harriett G. Jenkins pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência espacial norte-americana.

Na UFC, o engenheiro foi bolsista de iniciação científica do Grupo de Processamento de Imagens e do Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (GPI/LABVIS), sob orientação da Profª Fátima Sombra de Medeiros, do Departamento de Engenharia de Teleinformática.

Após a graduação, recebeu diploma com a distinção acadêmica magna cum laude e cursou mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos.

Suas áreas de concentração são visão/aprendizagem computacional e reconhecimento de padrões. A pesquisa que desenvolve na Universidade Brown diz respeito à reconstrução de superfícies 3D, interpretação probabilística de cenas 3D e detecção de mudança automática de pontos de vista arbitrários. Como participante do projeto, o pesquisador receberá auxílio financeiro da agência durante os próximos três anos, enquanto conclui seu curso de doutorado.

Almeida já colaborou com a NASA através de um estágio no Laboratório de Propulsão a Jato, realizado em 2009 e 2010, em Pasadena, Califórnia. O centro desenvolve e gerencia aeronaves destinadas à exploração espacial.


Fonte: Site FCiência - 14/07/2011 - http://fciencia.funcap.ce.gov.br/

Comentário: Mais uma jovem promessa brasileira que a AEB e os institutos do governo envolvidos com o PEB devem ficar de olho para que o mesmo possa contribuir com o seu conhecimento e experiência em prol do Programa Espacial Brasileiro.

Comentários