Relato da Viagem do Blog a Bezerros

Olá leitor!

Como você deve lembrar estivemos em Bezerros (PE) no final de abril (26 a 29/04) para acompanharmos a passagem da Drª Rosaly Lopes (JPL/NASA) pelo Brasil e também o evento de entrega da “Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho”, onde fomos um dos agraciados no evento.

Eu e meu pai (José Falcão) iniciamos a nossa jornada na bela manhã do dia 26/04 deixando de avião a capital baiana um pouco depois das 09:00h chegando ao Recife pouco depois das 10:00h, onde fui agradavelmente surpreendido com as boas instalações do Aeroporto da capital pernambucana.

Deixando o Aeroporto, seguimos de TAXI (ficou mais em conta) para cidade de Bezerros distante pouco mais de 100 km de Recife numa viagem muito agradável (recomendo para quem estiver de passagem por Recife o taxista Ricardo - contato 81-9231-2873 e 81-8811-2558) e onde chegamos pouco antes do meio-dia.

Após nos instalarmos no hotel onde ficariam os convidados, enviei pelo laptop um e-mail ao Prof. Marcos Luna informando-o de nossa chegada, ao qual o mesmo prontamente respondeu que estava seguindo para o Aeroporto de Recife para buscar a Drª Rosaly Lopes e que nos veríamos mais tarde.

Assim sendo, nosso encontro com o Prof. Luna e com a Drª Rosaly Lopes só ocorreria no início da noite, quando então seguimos todos para a palestra que a Drª Rosaly realizaria na “Escola Técnica do Agreste”.

Chegando a Escola, fomos recebidos muito cordialmente pela sua diretora, a Profª Socorro Silva e equipe, e convidados pela mesma (eu e meu pai) a integramos a mesa de onde a Drª. Rosaly realizaria a palestra.

Durante essa primeira palestra da cientista da NASA, pude notar com satisfação a sua simplicidade e a extrema paciência para com todos, além de ficar impressionado com o interesse dos alunos e professores, demonstrado através das diversas perguntas feitas a cientista durante quase duas horas de debate.

Em particular, me chamou a atenção um pequeno garoto que de seu ponto estratégico localizado ao fundo do auditório, disparava para Drª Rosaly Lopes suas perguntas com sapiência, toda vez que encontrava uma brecha e deixando claro para todos os presentes a sua extrema vontade de aprender. Imediatamente através de minhas memórias fui transportado ao passado quando me lembrei de outro garoto como ele que conheci há uns 35 anos atrás.

Apos deixar a escola, retornei ao hotel na companhia da Drª. Rosaly e de meu pai, onde então pela primeira vez, mesmo que rapidamente, pude trocar algumas palavras com a cientista e constatar que a minha impressão inicial estava correta.

Na manhã seguinte (27/04), após tomarmos café, seguimos todos então para o segundo compromisso da Dra. Rosaly Lopes em Bezerros, ou seja, a palestra no Colégio Getulio D’ Andrade Lima, onde formos cordialmente recebidos pela sua diretora, Profª Lucinda Torres e equipe, e onde a equipe de uma TV de Recife já se encontrava para fazer uma reportagem.

Confesso que fiquei novamente impressionado com o número de alunos (devido a esse grande número de alunos a palestra foi dividida em duas) como o leitor pode notar nas fotos abaixo e onde tive a oportunidade pela primeira vez conversar com a simpática Drª Rosana Lopes, irmã da Drª. Rosaly.

As palestras foram acompanhadas com grande interesse pelos alunos e professores e as perguntas que se seguiram, da mesma forma que na palestra da noite anterior, impressionaram a todos.

Drª Rosaly Lopes dando autógrafos para os alunos

 Meu pai cercado por duas alunas que
queriam seu autógrafo, que figura, rsrsrs

Ainda durante essa reunião no Colégio Getulio D’ Andrade Lima, integrantes do "Grupo Folclórico Papanguarte de Bezerros" realizou uma pequena apresentação para os presentes e o presidente do Lions Clube de Bezerros entregou uma placa a Drª Rosaly Lopes em agradecimento pelo trabalho que a mesma vem realizando em Bezerros e região.

  Grupo se apresentando no Colégio Getulio D’ Andrade Lima
O grupo folclórico na companhia da Drª Rosaly Lopes
e da Profª Lucinda Torres

Drª Rosaly Lopes, Profª Lucinda Torrem na companhia
da Diretoria do Lions Clube de Bezerros

Após ser servido pelos nossos anfitriões um saboroso coquetel com iguarias da região, seguimos então (inclusive a equipe de TV) para conhecermos a nova “Base de Lançamento de Foguetes Experimentáis Drª Rosaly Lopes”, que se encontra ainda em construção e que fica numa fazenda localizada nos arredores de Bezerros.

Ao chegarmos ao local, fomos recebidos por algumas pessoas que não conheço e pelo Prof. José Félix Santana da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que junto com a sua senhora esposa nos aguardava fazia um tempo.

Já havíamos conhecido o Prof. José Felix por um breve momento (ele e sua esposa nos acompanharam até o Colégio, mas não permaneceram) e aproveitamos então para termos um melhor contato com esse professor, conhecido pelo grande trabalho que realiza com foguetes educacionais e por ser um dos pioneiros do Programa Espacial Brasileiro.

Após conhecemos as obras da base e acompanharmos o lançamento de dois pequenos foguetes realizado pelo Prof. José Felix, seguimos então todos de volta ao hotel para almoçarmos e nos preparamos para o evento de entrega da comenda marcado para ocorrer as 14:00 h daquele dia (27/04).

Zenildo Japiá e Drª Rosaly Lopes nas obras da Casamata da Base

Outra visão da Casamata da Base em construção

Prof. José Felix com o foguete que seria lançado pouco depois

Após o almoço, seguimos então para o Centro de Artesanato de Pernambuco de Bezerros, local onde se realizaria a cerimônia de entrega da comenda, e onde após uma rápida visita ao museu do local fomos recebidos pela a simpática equipe da jovem diretora administrativa Pollyanne Santos.

Centro de Artesanato de Pernambuco - Bezerros (PE)

Após um pequeno atraso (muito comum nessas ocasiões) e sentindo a falta de algumas personalidades da região e de outros estados agraciados com a comenda, como o Wagner Brito, diretor da Coyote Rockets Company (que foi representado por mim), o evento transcorreu de forma tranqüila e muito agradável, onde eu poderia de ter tido uma maior interação, mas que por ser uma pessoa tímida não busquei esse espaço. Abaixo o leitor pode conferir algumas fotos do evento.

Discurso da Prefeita de Bezerros
Bete Lima no inicio do Evento

Discurso da Drª Rosaly Lopes no Inicio do evento

O Prof. Emerson Lima, o jornalista Flávio Melo (site Bezerros Hoje)
e o Cel. Neyff de Souza aguardam o recebimento da comenda
(os três primeiros em seqüência da esquerda para a direita)

O Cel. Neyff de Souza recebendo a comenda
das mãos da Drª Rosaly Lopes

Todos os agraciados perfilados em linha para a foto oficial

Prof. Marcos Luna ao lado Prefeita
Bete Lima e a Drª Rosaly Lopes

Tinha que aparecer também com a Drª Rosaly Lopes
(poxa, estou precisando emagrecer)

Drª Rosaly Lopes com a Prefeita Bete Lima

O vereador Samuel Cunha, sua esposa a
Drª. Silvana Lemos e a Drª Rosaly Lopes

Com a finalização da solenidade de entrega da comenda os participantes então começaram interagir e foi então que tive contato com a jovem e simpática diretora administrativa do centro de artesanato, Pollyanne Santos.

Durante o nosso contato fiquei conhecendo melhor sobre o grande trabalho que esse centro de artesanato administrado que é pela “Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper)/Secretaria de Desenvolvimento Econômico” vem realizando em prol do artesanato pernambucano.

Erguido num terreno de 12 mil metros quadrados, em 2003, o "Centro de Artesanato de Pernambuco" é composto por loja, museu e auditório, totalizando 1,6 mil metros quadrados de área de construída. O espaço foi planejado pela AD Diper para abrigar a diversificada produção estadual, tanto de estilos quanto de materiais e técnicas.

Gostaria de aproveitar e agradecer a Pollyanne pela paciência como me atendeu e deixar um beijo e um grande abraço para ela e toda sua equipe por ter nos recebido de forma muito atenciosa e cordial.

Deixando o centro de artesanato seguimos então de volta ao hotel onde de meu quarto me concentrei a trabalhar no blog postando as notícias do dia e a descansar, batendo papo com meu pai.

No dia seguinte (28/04) a Dra. Rosaly Lopes e sua irmã seguiram com o Prof. Marcos Luna para a cidade de Palmeiras dos Índios (AL) visando realizar uma palestra para alunos e professores no Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e onde estavam sendo ansiosamente aguardados pelo Professor Emerson Lima, um dos agraciados com a comenda na noite anterior. Abaixo segue as fotos dessa palestra que foi um enorme sucesso.

Drª Rosaly Lopes ministra a palestra
para o público no IFAL

Visão do público que acompanhou a palestra da Drª Rosaly Lopes

Drª Rosaly Lopes e o Professor Emerson Lima

Enquanto a Drª Rosaly Lopes estava em Palmeiras dos Índios, eu e meu pai aproveitamos a parte da manhã para conhecermos um pouco a cidade de Bezerros, visitando o centro da cidade e almoçando por lá, só retornando ao hotel na parte da tarde, onde enquanto meu pai tirava um cochilo, procurei colocar as notícias do blog em dia e assistir um pouco de televisão.

No dia seguinte (29/04), pela manhã, deixamos o hotel e seguimos então para Recife, aproveitando o convite do Prof. Marcos Luna para que acompanhássemos a Drª Rosaly e sua irmã Rosana, que estavam se dirigindo para o Espaço Ciência de Pernambuco, onde a cientista estava sendo aguardada para uma visita pelo seu diretor Prof. Antônio Carlos Pavão. Abaixo segue as fotos dessa visita.



Gostaria de aproveitar e agradecer ao Prof. Antônio Carlos Pavão e a todos de sua equipe, ai incluídos também o motorista (infelizmente não recordo o nome dele) que nos fez o translado de Bezerros para o Espaço Ciência e a jovem fotógrafa (acho que Elizabete é o nome dela) responsável pelas fotos aqui postadas o cordial e atencioso tratamento que recebemos em nossa passagem pelo espaço cultural de vocês.

Após dos despedirmos de todos inclusive do Prof. Marcos Luna (que havia chegado quando estávamos já de partida), da Dr Rosaly e de sua irmã Rosana (voltaríamos encontrá-las por um breve momento no aeroporto) seguimos então de TAXI para visitar minha tia que mora em algum lugar do centro do Recife.

Após visitar minha Tia Margarida, seguimos para o aeroporto, onde embarcaríamos as 19:00 horas de volta a Salvador num vôo muito agradável pela companhia aérea AZUL.

Dessa vez leitor pude constatar o grande trabalho que o NTA e o Prof. Marcos Luna vêm realizando em Bezerros e conhecer um pouco melhor a cultura pernambucana.

Gostaria de agradecer ao Prof. Marcos Luna e sua equipe pela forma cordial e atenciosa como trataram a mim e ao meu pai e espero em breve poder retornar a cidade de vocês.

Aproveito também para agradecer publicamente a Drª Rosaly Lopes e a sua irmã Rosana Lopes pela simpatia e atenção com que nos trataram.

Duda Falcão

Comentários

  1. Uma reportagem desta magnitude, nos causa muita alegria, e traz esperanças em um futuro melhor para o Brasil.

    Meus sinceros parabéns ao Prof Marcos Luna, que é um lutador valente na batalha do ensino e cultura cientifica aos irmãos do Norte e Nordeste e de todo o brasil, que juntamente com a Dra Rosaly promoveram um evento de grande vulto para todos nós.

    Também não poderia deixar de saudar ao nosso reporter Duda Falcão que a cada dia se supera na edição das matérias deste Blog, com riqueza de informações e imagens.

    Parabéns a todos envolvidos neste evento.

    Wagner Coyote!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Wagner pelo reconhecimento ao nosso trabalho de divulgação e acredito que em breve o próprio Prof. Marcos Luna responderá aos seus elogios ao trabalho realizado por ele e sua equipe em Bezerros (PE). De minha parte, só posso lhe agradecer os elogios dirigidos a minha pessoa, esperando poder continuar prestando um bom serviço aos leitores do blog, pelo menos até dezembro desse ano.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Prezado Wagner Brito Obrigado pelas palavras de incentivo aos nossos trabalhos tecnológicos com alunos pelo Nordeste. Gostaria de também de dizer que todos do NTA têm uma profunda admiração pelo seu trabalho com foguetes e também achamos você um grande batalhador no sentido de fazer e divulgar tecnologia Aeroespacial no Brasil.
    Aproveito também para dizer ao meu amigo Duda Facão que o NTA se sentiu muito honrado com a presença dele e de seu pai senhor Dr. Falcão.
    Amigo Duda Falcão o NTA vai começar já hoje uma campanha em prol do não fechamento em dezembro das atividades do Brazilian Space. Sei que o fechamento caso ocorra é de ordem financeira aja visto você se dedicar em tempo integral no Brazilian Space para sempre deixar bem informados com boas noticia em relação à Tecnologia Espacial no Brasil
    Peço o que coloco hoje no Brazilian space o e-mail que vou mandar com o Início de nossa campanha no sentido de dizer não ao fechamento em dezembro do Brazilian space. Mais dizer não com ações reais onde você realmente poça ter os seus proventos e poder de cabeça fria continuar com este belíssimo e importante trabalho do Brazilian space, hoje que gosta, trabalha de assuntos aeroespacial não pode deixar de ler um dia.
    Marcos Luna

    ResponderExcluir
  4. Olá Prof. Luna!

    Uma vez mais obrigado pelo apoio e pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Também agradeço ao senhor e a sua equipe pela cordial e atenciosa acolhida em Bezerros.

    Prof. Luna, fico grato pela sua ajuda e colaborarei sim com que me pede para essa campanha. Entretanto, apesar do fator econômico ser realmente relevante no momento, também estou muito desmotivado com a situação do PEB, pois existe um problema muito sério de falta de atitude, de vontade política, de muita conversa mole e de pouca ação concreta.

    Esse governo começou o ano dizendo que ia fazer isso, mudar aquilo, investir nisso e naquilo e até o momento nem o concurso público para novos servidores no INPE e no DCT/IAE, essencial para a continuidade do programa foi lançado, e olha que já estamos a pouco mais de um mês do segundo semestre. É triste professor, mas com os "Cabecinhas de Panetone" que nos temos em Brasília, dificilmente algo de concreto será feito em prol do Programa Espacial Brasileiro.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Super legal este evento. Estão todos de parabens. Sou uma pessoal que gostaria de comprimentar pessoalmente a Dr.Rosaly Lopes. Quem sabe algum dia. Não desista Duda.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo!

    Realmente a Dra Rosaly Lopes é uma pessoa que vale a pena conhecer, pela simpatia e pela sua maneira atenciosa de tratar a todos. Foi um enorme prazer conhecê-la pessoalmente. Quanto a desistir, é como coloquei, vai depender de como as coisas acontecerem até dezembro.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário