UTEC / INOTECH Lançam Injetor Modular para Foguetes

Olá leitor!

Duas empresas de São José dos Campos lançaram em parceria um produto inovador para foguetes durante a LAAD 2011. Tratou-se do “Injetor Modular”, para uso em motores de foguetes a propelentes líquidos. O aparato garante que a quantidade correta de propelente seja lançada dentro da câmara de combustão na proporção correta e devidamente atomizada.

O modelo poderá ser utilizado em motores com empuxo na faixa entre 300N e 1000N, tanto mono quanto bipropelente. O modelo também poderá se construído para ser utilizados em motores de foguetes de pequenas dimensões, para uso em satélites, em injetoras para motores educacionais e em injetoras para foguetes amadores.

Com a possibilidade de ser fornecido com um vasto conjunto de componentes internos, o modelo pode ser utilizado também em bancadas de teste educacional para treinamento de engenheiros no projeto de injetoras. O produto teve sua comercialização iniciada logo após sua apresentação na LAAD 2011.

O "Injetor Modular" foi produzido pela “UTEC - Usinagem Aeroespacial”, que é uma indústria metalúrgica com especialidade em desenvolvimento, fabricação, comercialização e medição de peças usinadas em parceria com a “INOTECH - Inovação e Tecnologia”.

Duda Falcão


Fonte: Com informações do site http://www.dialogo-americas.com/pt/

Comentários

  1. Essa ideia de injetor modular corrsponde apenas a forma como é montado o injetor. A concepção apresentada é a mesma utilizado nos motores foguetes Alemães e Russos da decada de 40 e 50. No mais, o que conta mesmo é o injetor ser um centrifugo. infelizmente nao ha muita novidade nisso.
    O país já possui essa tecnologia ha muitos anos. Basta ver os trabalhos da decada de 80 e 90 sobre o assunto.
    Vjeam como é um injetor tipico (centrifugo)

    http://ljs.academicdirect.org/A14/092_111.files/image068.jpg

    e

    http://ljs.academicdirect.org/A14/092_111.files/image001.jpg

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson!

    Valeu pela sua contribuição amigo, o objetivo é esse e o debate está aberto a partir de suas colocações. Que venha o povo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário