SpaceX Anuncia a Construção de Superfoguete

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/04) no site inovação tecnológica destacando que a empresa americana SpaceX anuncia a construção do foguete mais potente do mundo.

Duda Falcão

Espaço

SpaceX Anuncia a Construção do
Foguete Mais Potente do Mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica
07/04/2011

O Falcon Heavy será o primeiro foguete a
ter uma interligação de combustível entre
os propulsores laterais e o propulsor central.
[Imagem: SpaceX]
A SpaceX (Space Exploration Technologies), fabricante das naves tripuladas Dragon, anunciou planos para construir o foguete mais potente do mundo.

A empresa já testou com sucesso seus modelos Falcon 1 e Falcon 9, este último a ser utilizado para levar cargas para a Estação Espacial Internacional, em um contrato com a NASA.

Falcão Forte

O novo foguete, chamado Falcon Heavy, será capaz de levar 53 toneladas até a órbita baixa da Terra - onde está a Estação Espacial -, mais do que qualquer outro foguete existente na atualidade.

Apenas o histórico Saturno 5, usado pela NASA para enviar astronautas à Lua, foi capaz de carregar mais peso para o espaço - 118 toneladas. O moderno Ariane 5 tem capacidade para 21 toneladas.

Uma carga de 53 toneladas representa mais do que o peso total de um Boeing 737-200, lotado com bagagens e 136 passageiros. Ou seja, o Falcon Heavy será capaz de levar ao espaço o equivalente a três vezes a carga útil desse avião.

O Falcon Heavy terá 69,2 metros de altura, 11,6 metros de largura total e pesará 1.400 toneladas quando pronto para o lançamento.

Lua e Marte

A SpaceX planeja usar o foguete para levar satélites artificiais até órbitas geoestacionárias, mas não descarta a possibilidade de planos futuros para enviar astronautas para a Lua ou outros destinos - o que exigiria múltiplos lançamentos do foguete para a montagem e preparação de uma nave completa no espaço.

O super foguete também atenderá às exigências da NASA para voos tripulados, o que inclui um sistema triplo de aviônica e margem de segurança estrutural 40% acima do peso a ser efetivamente transportado.

Mas o Congresso Norte-Americano parece querer mais: os congressistas estão propondo a criação do Super Heavy Lift Rocket Program, para a construção de um foguete super pesado, com uma capacidade de carga útil entre 70 e 130 toneladas, com vistas a uma missão a Marte.

Troca de Combustível

O estágio principal do Falcon Heavy consistirá em três estágios principais do Falcon 9. Cada motor terá um escudo de proteção, que evitará que problemas em um deles se espalhe pelos demais e comprometa a segurança do foguete.

A maior novidade, contudo, é que o novo foguete será o primeiro a ter uma interligação de combustível entre os propulsores laterais e o propulsor central: o combustível restante nos propulsores laterais será transferido para o tanque central antes que os dois sejam ejetados.

Isto significa que, após a separação, o estágio central estará com seu tanque praticamente cheio. Segundo a empresa, o mecanismo dará ao Falcon Heavy uma potência equivalente à de um foguete de três estágios.

O mecanismo de interligação de combustível só será necessário para cargas acima de 50 toneladas, podendo ser desligado quando o foguete for usado para transportar cargas menores.

O primeiro teste com o novo foguete está previsto para acontecer no final de 2013 ou início de 2014.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: Veja você leitor como o mundo continua avançando a passos largos no desenvolvimento de foguetes e principalmente neste seguimento privado. Será que um dia seremos capazes de construir uma maquina como essa? Sinceramente não sei, porém certamente não é uma pergunta para ser respondida pela minha geração. Entretanto, é obvio que para que isso possa acontecer teremos de mudar a imagem de nosso cambaleante programa espacial junto a nossa sociedade. O total desconhecimento da mesma pelo PEB e a total ignorância sobre os benefícios gerados pelas atividades espaciais, tornam-se um grande empecilho para o desenvolvimento do programa, já que não existe no mundo exemplo de programa espacial exitoso que não conte com o total apoio de seus governos e de suas sociedades. Espero e torço que essa atual movimentação positiva nos bastidores PEB venha realmente resultar em ações concretas por parte do Governo DILMA, esperança essa compartilhada por todos os pesquisadores com quem tive a oportunidade de conversar durante a realização do 5º SePP&D.

Comentários

  1. Uma coisa interesante que eu acho sobre o Falcon 9 , é a configuração dos motores ,um cluster com nove motores Merlin 1C no primeiro estagio , motor este que também é usado pelo Falcon 1 ,o Falcon Heavy então serão 27 motores no primeiro estagio ,se o Brasil desenvolver um motor de combustivel liquido confiavel ,acho que seria interesante por exemplo no projeto Cruzeiro do Sul que previa a evolução dos foguetes sempre com capacidade maior que o antecessor, usar um mesmo motor em cluster , acho que seria mais facil que ter que desenvolver um outro motor mais potente , além disso um mesmo motor geraria escala de produção reduzindo os custos .

    Nei sei a quantas anda projeto Cruzeiro do Sul.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Pois é amigo, vendo esse projeto do Falcon Heavy temos uma dimensão melhor de quanto estamos atrasados na área de foguetes, né verdade? Já quanto ao programa Cruzeiro do Sul, o mesmo continua e deve ser finalmente incluído no próximo PNAE, porém com algumas mudanças que ainda eu não sei. Estive conversando com o coordenador do programa, o senhor Paulo Moraes Jr. (também presidente da AAB) nesta minha passagem por SJC, mas ele ainda não pode divulgar quais seriam essas mudanças.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Só um reparo ao texto da notícia, outro foguete além do Saturno-V americano também podia lançar cargas maiores do que 50 ton. Era o Energia russo, com capaciodade de carga na faixa das 100-120 ton e que efetivamente orbitou a nave espacial Buran, com 105 toneladas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leandro!

    Como sempre nos premiando com o seu conhecimento técnico é histórico das atividades espaciais na área de foguetes em todo mundo. Tens razão amigo, havíamos esquecido do foguete Energia e obrigado por nos lembrar.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário