Space Camp - Uma Aventura Espacial

Olá leitor!

Traga agora para vocês um interessante artigo sobre os “Spacecamps” escrito com muita propriedade por um de nossos mais ativos leitores, Ricardo Melo, e postado hoje (14/04) em seu blog “Unidade de Carbono do Pálido Ponto Azul”. Parabéns Ricardo pela sua iniciativa e continuamos na luta.

Duda Falcão

Space Camp - Uma Aventura Espacial

Ricardo Melo
14/04/2011

Quem aqui nunca quis ser astronauta quando criança (alias, eu ainda quero)? Então, para a evolução do ser humano, desde sua fase infantil, nada melhor que levá-las aos Space Camps !

Os Space Camps, nasceram de uma idéia inicial do projetista de foguetes teuto-americano Wernher von Braun (1912-1977). A idéia dos Space Camps são baseados nos acampamentos de férias, muito populares nos Estados Unidos, só que voltado para as ciências e matemática, para ajudarem e incentivarem crianças e jovens a terem mais interesses nestas matérias, que costumam ser verdadeiras dores de cabeça no ensino primário e secundário. A idéia havia sido discutida entre Dr. Wernher von Braun e Edward O. Buckbee, quando o projetista estava visitando o U.S. Space & Rocket Center em Hustville, no Alabama em 1977, alguns meses antes de morrer. Segundo Buckbee, Von Braun havia comentado "Nós temos campos e acampamentos para bandas, futebol americano e cheenlearders; Mas por que não temos um acampamento para ciências?"

ALABAMA
U.S. Space & Rocket Center Foundation

Infelizmente, Von Braun, não veria a idéia dos Space Camps se tornar realidade, mas apoiado pelo governo do Estado do Alabama e pelo U.S. Space & Rocket Center, o primeiro U.S. SPACE CAMP foi aberto em 1982, neste mesmo centro espacial de Hustville (o próprio centro já havia sido uma idéia de Von Braun quando trabalhava na NASA no final dos anos 60). Este Space Camp é o único operacional em território americano atualmente.



FLORIDA

O Sucesso deste Space Camp levou a abertura de um novo centro na Florida, para aproveitar o centro de visitação do Kennedy Space Center (Cabo Canaveral), o U.S. Space Camp foi aberto em 1989 no Astronaut Hall of Fame em Titusville. Mais de 20 mil jovens passaram por este centro, mas infelizmente ele acabou fechando em 2002 por dificuldades financeiras. O Astronaut Hall of Fame foi vendido e atualmente permanece aberto com vários simuladores utilizados anteriormente pelo campo, agora disponível a todos visitantes.

CALIFORNIA

Outro Space Camp foi aberto em Mountain View na Califórnia em 1996. Mas também por causa das dificuldades financeiras, fechou as portas em 2002.

OUTROS PAÍSES :

A idéia do Space Camp, levaram outros países a também abrirem seus Space Camps com apoio americano e da fundação que administra os mesmos:

BÉLGICA abriu o seu Space Camp como "EURO SPACE CENTER", na cidade de Transinne em 1991. É o mais antigo Space Camp fora dos Estados Unidos. Tem apoio da ESA, a Agencia Espacial Européia.




CANADÁ foi o primeiro país fora dos EUA, a ter seu SpaceCamp, aberto em 1994 no Cosmodome da cidade de Laval, na província de Quebec. Além do SpaceCamp-Canadá o Cosmodome também abriga o Space Science Center, um museu dedicado à pesquisa espacial. Este centro continua aberto.



TURQUIA foi outro país que também abriu um Space Camp nos moldes americanos, ele fica localizado na Aegean Free Zone, um parque industrial high-tech da cidade turca de Gaziemir. Este centro já recebeu mais de 40 mil jovens. O presidente da ESBAS,Kaya Tuncer, (empresa que administra o Space Camp na Turquia), inaugurou o centro na Turquia em 2000 após visitar o U.S. Space Camp de Huntsville, na companhia do amigo e cientista turco Ismail Akbay, que trabalhou como engenheiro do Projeto Apollo junto com o Dr. Wernher von Braun.



Outros países estão para lançar o Space Camp em breve e estão em processo de licença com a fundação U.S. Space & Rocket Center Foundation são eles: Egito, Emirados Arabes, Cingapura, Índia, Coréia do Sul e Malásia. Mas a China e o México também estão interessados nestas licenças o que estão sendo estudadas pela fundação.

Para incentivar a juventude com relação aos Space Camps, Hollywood chegou a lançar uma produção para o cinema chamada "Spacecamp - Aventura no Espaço"(1986), estrelado por jovens atores que iriam brilhar anos depois : Kate Capshaw (I.J. e o Templo da Perdição),Lea Thompson (De volta p/Futuro), Kelly Preston e Joaquin Phoenix (A Vila e Sinais). O filme narra a aventura de uma astronauta(Capshaw) que é escalada para treinar um grupo de estudantes num curso de férias organizado pela NASA. No entanto, acidentalmente, o ônibus espacial é lançado ao espaço, e eles enfrentarão grandes desafios para conseguir retornar a Terra. Infelizmente o filme foi uma espécie de marketing mórbido, já que nação americana ainda estava chocada com a explosão da Challenger, ocorrida naquele ano. Chegaram até adiar o lançamento do filme em alguns meses, mas não teve um bom desempenho de bilheterias.


A idéia de um Space Camp no Brasil, seria também de pioneirismo inédito na América do Sul(se não for em toda a America Latina, caso o Space Camp mexicano não vingue). Por enquanto, nada está sendo feito. Fica ai a idéia para as autoridades que cuidam do nosso programa espacial ou mesmo para empresas privadas ou alguém disposto investir em educação e entretenimento, aproveitando, é claro, o fato do Brasil ser foco mundial nesta década (por causa de Copa do Mundo e Olimpíada), o Space Camp incentivaria bastante alunos de todo o país.

EVOLUA BRASIL - ABRAM UM SPACE CAMP AQUI !!!


Fonte: Blog Unidade de Carbono do Pálido Ponto Azul

Comentários

  1. Valeu Duda. Sempre vejo vc escrever sobre os Space Camps, mas ainda faltava um texto referência, ai está o meu texto. Obrigado por compartilhar com todos.

    ResponderExcluir
  2. Não há o que agradecer Ricardo!

    Suas contribuições serão sempre bem vindas.

    Forte abraço

    Duda falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Cairia muito bem no entorno de BH. A um esforço muito grande para conseguir construir um polo aeronáutico na região , e ate mesmo uma nova unidade do CTA.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renzo!

    Cairia bem em qualquer lugar do Brasil e em nossa opinião é extremamente necessário.

    Abs

    Duda falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário