Relato da Passagem do Blog Pelo 5º SePP&D

Olá leitor!

Como você deve saber estivemos entre os dias 05 e 06/04 participando do “5º SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas” e paralelamente do “Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores” ocorridos no Auditório B e C respectivamente no Prédio da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA em São José dos Campos (SP).

Minha viagem começou na bela manhã do dia 04, quando deixei Salvador por volta das 06h20 da manhã pela TAM, numa viagem tranqüila e bem confortável e bem diferente da viagem de volta pela a WEBJET, mas está é outra história que contarei mais tarde.

Cheguei ao Aeroporto de Guarulhos pouco antes das 09h00 e tive de esperar pelo ônibus que só saiu por volta das 10h10 chegando a São José dos Campos por volta das 11h30, realmente um pouco cansado mais muito motivado para o evento.

Após ter sido recepcionado na rodoviária pelo tecnólogo “Oswaldo Loureda” da Acrux Aerospace Technologies e do LPL/APE do IAE, seguimos para almoçar em companhia do jovem engenheiro Bruno Antunes (LPL/APE) e posteriormente para a residência do Oswaldo Loureda, onde ficaria hospedado e onde procurei descansar para o evento que estava marcado para ocorrer no dia seguinte logo as 08:20 da manhã.

Posando ao lado da maquete do VSB-30
pouco antes do início do Seminário

Acordei disposto e segui então com o Oswaldo para o local do evento chegando um pouco antes das 08:00, sendo recepcionado por uma simpática senhora da equipe organizadora coordenada pela competentíssima Ana Marlene Freitas de Morais, “Editora Executiva” da revista “Journal of Aerospace Technology and Management” que é editada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Ana Marlene Freitas de Morais entre as
integrantes de sua competente equipe

Após ter recebido o kit do evento circulei pelo saguão onde estavam expostos os pôsteres de vários projetos espaciais em andamento, tendo contato com algumas pessoas e entre elas o senhor Wagner Brito da “Coyote Rockets Company”, que até então eu só tinha contato via e-mail.

Tive uma boa impressão do senhor Wagner (apesar do mesmo ser contestado por alguns profissionais da área) achando-o uma pessoa com um forte desejo de realizar algo de concreto. O senhor Wagner havia sido selecionado pela organização do evento para apresentar aos participantes um pôster do seu projeto do foguete VES (Veículo de Experimentos e Sondagem) que segundo ele estava previsto para fazer seu primeiro vôo no dia 10/04 (como sabemos agora infelizmente o foguete não funcionou).

Ao lado do senhor Wagner Brito (no meio) e do Tecnólogo
Oswaldo Loureda em um dos coffee break do evento

Após o papo com o senhor Wagner Brito me dirigir, para presenciar a abertura do evento realizada pelo Brigadeiro Eng. Francisco Carlos de Melo Pantoja, diretor do IAE, que após sua breve participação passou a palavra para a apresentadora do seminário, a senhora Lais Maria Resende Mallaco, adjunta do Chefe do Escritório de Projetos do IAE e uma das competentes integrantes da equipe organizadora.

Lais Maria Resende Mallaco - Apresentadora do Seminário

A senhora Laís dando inicio ao seminário, passou então a palavra para a primeira palestrante do evento, a americana Lisa Montgomery do “NASA Goddard Space Flight” que apresentou a palestra intitulada: “Research Becomes Reality: How to Create a Thriving Research Program” o que em tradução livre seria algo como (Pesquisa é uma Realidade: Como Criar um Programa de Pesquisa Próspero). Palestra esta que eu achei muito interessante (apesar do meu inglês não ser mais o mesmo) e que tenho certeza seria muito benéfico para o desenvolvimento do PEB se tivéssemos como adotar o que foi apresentado por esta pesquisadora americana.

Lisa Montgomery do “NASA Goddard Space Flight”
apresentando sua palestra

Após a palestra da americana foi dado seqüência a programação com a interessante palestra “Historical Perspective of the Brazilian Satellite Launcher (VLS-1) Development” (Perspectiva Histórica do Desenvolvimento do Veículo Brasileiro Lançador de Satélites - VLS-1) apresentada pelo pesquisador do IAE, Ariovaldo Félix Palmério.

Com o fim da palestra sobre o VLS-1, todos foram convidados pela apresentadora Lais Mallaco para um Coffee Break a ser servido no saguão para os presentes. Foi durante o Coffee Break que tive então a oportunidade de trocar algumas palavras com o Brigadeiro Pantoja, que para minha agradável surpresa ainda lembrava-se de mim.

Ao lado do Brigadeiro Pantoja durante o Coffee Break

Conversamos sobre a recente viagem (anunciada pelo blog veja a notas “MD Envia Oficiais Para Missão na Itália, Suécia e Alemanha" , "MD Envia Outro Oficial para Missão EXTRA-PLAMTAX/DCTA”) que o mesmo realizou em companhia do Brig. Kasemodel, do Ten. Brig. Ailton dos Santos Pohlmann (diretor do DCTA) entre outros, para esses países.

Como já havíamos suposto, as negociações com a DLR durante a passagem desta força-tarefa do Ministério da Defesa (MD) pela Alemanha, não ficariam restritas ao VSB-30 e suas futuras missões (como divulgado na mídia), tendo sido abordado também o projeto da versão suborbital do VLM-1 para a Operação SHEFEX III (prevista para 2015), e por sugestão do próprio DLR, a possibilidade de desenvolvimento pelo IAE de um novo foguete de sondagem chamado VS-50, baseado no motor S-50 sólido que está em desenvolvimento para o programa do VLM-1. O interesse dos alemães neste novo foguete de sondagem seria para atender o “Programa MAXUS”, que atualmente usa o motor americano Castor 4B. Realmente uma grande notícia para o Brasil, para o IAE e para a indústria brasileira.

Enquanto conversava com o Brigadeiro Pantoja sobre este e outros assuntos, o senhor Wagner Brito (Coyote Rockets) e logo depois o engenheiro Rene Nardi (INOTECH) aproximaram-se e não demorou muito para que fossemos convidados pela simpaticíssima e atenciosa Cristina Vilela (integrante da equipe organizadora do “Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores”) para que participássemos deste evento, seguindo então todos para o Auditório C onde ocorreria o mesmo.

Vale lembrar que apesar de não estar inscrito para este Workshop, fui um dos entrevistados em outubro do ano passado pela equipe do Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo (coordenador) para o projeto que deu nome a este evento.

Posando ao lado da Equipe do Workshop - Da esqueda para direita:
Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo, Cristina Vilela,
Tecnóloga Janaina Pardi Moreira e Joana Ribeiro
(Esta foto foi tirada no segundo dia do evento)

A primeira parte do Workshop (a segunda seria à tarde) começou com uma explanação do coordenador do projeto o Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo seguida por um debate entre os participantes e de algumas explicações do Brigadeiro Pantoja sobre o objetivo do projeto.

Com fim da primeira parte do Workshop, segui com o Tecnólogo Oswaldo Loureda para almoçar e no retorno ao local do evento tive contato com o gerente do projeto do foguete VS-40, o pesquisador Nelson Tavares, que me informou (notícia já anunciada no blog, veja a nota "Operação VS-40/SHEFEX II Será Lançado da Noruega") a mudança do local de lançamento da Operação VS-40/SHEFEX II da Base de Woomera, na Austrália, para o Centro de Lançamento de Andyoa, na Noruega, lançamento este previsto para ocorrer em outubro deste ano.

Pesquisador Nelson Tavares - Gerente do Projeto VS-40

Depois do contato com o pesquisador Tavares, seguimos para o Auditório B para assistir a palestra “System Aspects of Satellite Engineering” apresentada pelo pesquisador Felix Huber do German Aerospace Center (DLR).

Assistimos ainda a palestra “IAE’s Sounding Rockets Program” apresentada pelo pesquisador do IAE, Jaime Maurício Penha e seguimos então para mais um coffee break, onde voltei a ter contato com outros pesquisadores até ser chamado para a segunda parte do Workshop.

Participei dessa segunda parte do Workshop preenchendo um questionário específico que ajudará a equipe do Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo a concluir o projeto sobre "Tendências Futuras para Veículos Lançadores" por volta de julho de 2012, segundo as expectativas da própria equipe.

Ao final dessa segunda parte do Workshop estava encerrado o dia do evento já que as palestras do seminário também já haviam terminado. Assim sendo, esperei a volta do tecnólogo Oswaldo Loureda e segui com o mesmo para sua casa onde nos encontramos com o seu sócio Waldir Vieira e seguimos então para comer uma pizza.

No segundo dia ao chegar ao local do evento fui solicitado pela Ana Marlene (coordenadora do seminário) para dar algumas orientações ao pesquisador Maurício T. Rocha sobre os Programas Uniespaço e Microgravidade da AEB, e durante esse contato fui abordado pelo Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), confirmando a minha visita para as 15:30 do dia seguinte ao Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, onde então teria contato com os projetos de vanguarda do 14-X e do de propulsão a laser este em parceria com a Força Aérea Americana.

Apos ter orientado como podia o pesquisador Maurício T. Rocha, segui para o Auditório B para assistir a primeira palestra do dia ("ECAPS High Performance Green Propulsion On-Orbit Validation and Future Applications” que já estava sendo apresentada pelo pesquisador Mathias Persson do ECAPS - Swedisch Space Certer (SSC) da Suécia.

Depois da apresentação do pesquisador sueco foi apresenta a palestra sobre o “Motor Foguete a Propelente Líquido L75” pelo pesquisador do IAE e coordenador do projeto, Daniel Soares de Almeida, palestra essa que eu aguardava com ansiedade. Vale dizer que durante essa palestra o público presente ficou sabendo da entrega da maquete deste motor-foguete ao LPL/APE ocorrida dias antes.

O Pesquisador Daniel Soares de Almeida
do (LPL/APE do IAE) apresentando sua palestra

Com final o desta apresentação todos seguiram para o penúltimo coffee break do seminário quando então tive contato pela primeira vez nesta viagem a São José dos Campos com o Brig. Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel, que no dia anterior não havia participado do evento por estar em reunião no Ministério da Defesa em Brasília.

Fiquei sabendo então através do mesmo que agora que ele havia sido promovido a Brigadeiro, teria de deixar em breve a Vice-Direção de Espaço do IAE, já que o Brigadeiro Pantoja ficaria no cargo do Diretor do IAE por mais um ano, e segundo as regras militares não poderia haver dois brigadeiros no mesmo instituto. O que é uma pena para o PEB que perde um grande incentivador das atividades espaciais brasileiras, mas acredito que esta situação seja momentânea, já que o mesmo em nossa opinião é o natural substituto do Brigadeiro Pantoja a frente da direção do IAE. Entretanto, o melhor mesmo em nossa opinião seria que ambos continuassem em seus cargos por muitos anos, já que também o Brigadeiro Pantoja é um grande entusiasta e realizador do Programa Espacial Brasileiro.

Neste coffee break também tive contato com o Professor Edmar de Queiroz Figueiredo da FATEC-SJC (já conhecia desde o ano passado), com o pesquisador do IAE, Leonardo Potolski, com o engenheiro Rene Nardi da INOTECH, o pesquisador Wladimir Matos Costa Dourado do LPL/APE do IAE, o jovem pesquisador Felipe J. Costa do IEAv, entre outros.

O Prof. Edmar de Queiroz Figueiredo, o Eng. Rene Nardi,
o pesquisador Felipe J. Costa e o pesquisador Leonardo Potolski

O pesquisador Wladimyr Mattos Costa Dourado
(uma figuraça, abraço Wladimyr)

Após o coffee break fui ao Auditório C para dar seqüência com o Workshop e fui avisado pela equipe do mesmo que devido à preferência dos participantes pelas palestras do seminário eles finalizariam sozinhos o que faltava e fariam a apresentação do trabalho no final do dia. Fiz uma horinha com eles e segui para assistir a palestra “Ambiente de Testes para Sistemas Operacionais de Tempo Real”, apresentado pelo pesquisador do ITA, Osamu Satome e a palestra “Estudo de Interferências e da Compatibilidade eletromagnética entre antenas do VLS” apresentada pela pesquisadora do IAE Dra. Cynthia Cristina M. Junqueira, da qual sou um sincero admirador do seu trabalho.

Dra. Cynthia Junqueira do IAE apresentando sua palestra

Com o fim da palestra da Dra, Cynthia, segui com o Oswaldo Loureda, o Eng. Bruno Antunes, a jovem estudante Larissa Avari e Cristina Vilela da equipe do Workshop para almoçamos juntos num restaurante indicado por eles que ficava fora do DCTA.

No retorno, assistir a palestra “SARA: Rendezvous and Docking - A Next Step of Development & Application” apresentada pelo jovem pesquisador do IAE, Jonas Gentina, ao qual já havia sido apresentado rapidamente pelo tecnólogo Oswaldo Loureda durante o almoço do dia anterior.

O pesquisador Jonas Gentina apresentando
sua palestra sobre o SARA

Após a apresentação do Jonas seguimos todos para o ultimo coffee break do evento, onde tive a oportunidade de fazer novo contato com o Brig. Kasemodel, que dessa vez estava acompanhado do Cel. Avandelino Santana Jr. (Diretor do LPL/APE) que foi um dos integrantes da força-tarefa enviada a Europa mês passado. Sabendo da passagem do Cel. Santana Jr, pela Itália, questionei-o o motivo e ele me respondeu que foi apenas uma visita de cortesia a uma empresa italiana do setor a convite desta empresa, retornando ao Brasil logo após esta visita.

Foi durante esse contato que foi confirmado a autorização para minha segunda visita ao LPL/APE e também ao escritório da Coordenação do Programa Cruzeiro do Sul, este a pedido do coordenador do programa o Sr. Paulo Moraes Jr, ninguém menos que o presidente da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB). Visitas estas marcadas para o dia seguinte, antes de minha visita ao IEAv, que como disse, havia sido confirmada para as 15:30 do dia 07/04.

Cel. Santana Jr., Paulo Moraes Jr, (AAB) e o Brig. Kasemodel

Após mais alguns contatos feitos durante o coffee break, segui então para assistir a ultima palestra do programa intitulada “Development of Hypersonic Vehicles at IEAv: The 14X and DVPL Projects” apresentada pelo pesquisador Paulo Gilberto de Paula Toro do IEAv.

O pesquisador do IEAv Paulo Gilberto de Paula Toro
apresentando a maquete do DVPL durante a sua palestra

Após a palestra do pesquisador Paulo Toro, foi iniciada pelo Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo a apresentação dos resultados do Workshop, finalizando com os dados que foram apresentados pela competente Cristina Vilela, integrante de sua equipe.

Logo após esta apresentação da Cristina, foi iniciada a cerimônia de lançamento do livro “Compósitos Estruturais: Tecnologia e Prática” de Mirabel Rezende-IAE, Michelle Costa-IAE e Edson Botelho-UNESP.

Após essa cerimônia o Brigadeiro Pantoja deu por encerrado o Seminário agradecendo a participação de todos e dizendo que a partir daquele momento já se começava a trabalhar no evento do ano que vem, e também divulgando o seu desejo de em breve transformar o mesmo num Seminário Internacional.

 O Brigadeiro Pantoja encerrando o Seminário

Com fim do Seminário, restou para mim os compromissos acertados para o dia seguinte no LPL/APE e no Escritório do Projeto do Programa Cruzeiro do Sul, ambos no IAE e a visita ao Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, este localizado no Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Porém, essas histórias contarei em outras notas.

No dia seguinte, após uma tarde agitada de visitas ao IAE e ao IEAv na companhia do Valdir Vieira, sócio do tecnólogo Oswaldo Loureda na empresa Acrux Aerospace Technologies, segui no começo da noite para rodoviária de onde então partir para o Aeroporto de Guarulhos onde embarcaria num vôo extremamente desconfortável da WEBJET (quase virei um "L" no pequeno espaço de minha poltrona) de volta para Salvador.

Apesar da correria que sempre uma viagem como essa exige de você, realizei mais uma viagem inesquecível a São José dos Campos, onde pude obter novos contatos e conhecer outros grandes profissionais e seus maravilhosos projetos, nesse que eu considero um dos grandes centros de pesquisas do país.

Três coisas leitor eu pude constatar durante essa minha nova passagem por São José dos Campos. A primeira é a grande esperança de melhores dias para o PEB que esses profissionais militares e civis estão alimentado com a nomeação do Marco Antônio Raupp para a presidência da AEB. A segunda é a histórica e urgente necessidade do aumento de recursos humanos e financeiros para um melhor desempenho dos institutos envolvidos com o programa e a terceira é a constatação do grande trabalho de organização do evento realizado pela Ana Marlene e sua competente equipe. Estão todos de parabéns.

Gostaria de agradecer de público ao Brig. Pantoja, ao Brig. Kasemodel, ao Cel Santana Jr. a Ana Marlene e equipe, ao Dr, Francisco Cristovão Lourenço de Melo e equipe, ao Paulo Moraes Jr, ao pesquisador Daniel Soares de Almeida e ao pesquisador Paulo Gilberto de Paula Toro por ter-me recebido com grande atenção, cordialidade e respeito a minha pessoa e ao meu trabalho.

Também gostaria de fazer um agradecimento de público aos amigos Oswaldo Loureda e Waldir Vieira da Acrux Aeroespace Technologies, e em especial a família do Waldir, que me receberam com grande atenção e cordialidade durante os três dias que passei em São José dos Campos. Muito obrigado a todos vocês.

Abaixo segue mais algumas fotos do evento.

Duda Falcão

Cartaz da revista JATM exibido no hall de entrada do evento

O Prof. Edmar de Queiroz Figueiredo da FATEC-SJC e
o pesquisador do IAE Leonardo Potolski.

Oswaldo Loureda e Wagner Brito entre alunos do ITA

O pesquisador Daniel Soares de Almeida (LPL/APE do IAE)
Coordenador do Projeto do Motor-Foguete Líquido L75

O Brigadeiro Pantoja e o Wagner Britto da Coyote Rockets

Ao lado do Cel. Santana Jr. e do Brig. Kasemodel

Público Durante um dos Coffee Break do Evento

Público durante o Workshop realizado no Auditório C

Pôsteres dos projetos apresentados no saguão do Evento

Pôsteres do Projeto do VES da Coyote Rockets e
dos Projetos de Motores-foguete sólidos S-50 e P40 do IAE

Brig. Pantoja, Brig. Kasemodel, Mathias Persson (SSC) e o
Cel. Santana Jr., assistem a palestra do pesquisador
Paulo Gilberto de Paula Toro do IEAv

Outra foto do Público no Coffee Break

Pesquisador Paulo Lanoz - Representante do Programa UNIESPAÇO
pelo IAE e chefe do grupo responsável pelo software do VLS

Comentários