CLA e Quilombolas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (18/04) na coluna “Estado Maior” do jornal “O Estado do Maranhão”, destacando o imbróglio do governo com os Quilombolas na questão do CLA.

Duda Falcão

ESTADO MAIOR

CLA e Quilombolas

18/04/2011

Deu na coluna Holofote, da Revista Veja, sob o título “Foguetes e quilombolas”:

O governo está prestes a fechar um pacote de compensações para os quilombolas que impedem a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Para ampliar a área da base de foguetes até o mar, o governo construirá casas, escolas e hospitais para os moradores do local. Também aceitou criar corredores entre a base e o litoral, através dos quais os quilombolas poderão se deslocar até a praia, onde pescam. A concessão incomoda o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que alega que os tais corredores comprometem a segurança das operações.

Apesar de alguns exageros – como a de anunciar a construção de “hospitais” para os “moradores do local”, a nota confirma informações que O Estado já divulgou inúmeras vezes. Seu conteúdo desmente, de maneira cabal, o discurso de alguns “defensores” dos quilombolas – como o deputado federal Domingos Dutra (PT), por exemplo -, que insistem em afirmar que o Centro de Lançamento de Alcântara é o desenho do inferno e que os descendentes de escravos estão sendo maltratados.

A verdade é que depois de muitas marchas e contra-marchas, propostas e contra-propostas, visitas de ministros, vários relatórios sobre a situação e muitas rodadas de negociações - quase todas dificultadas pela interferência, às vezes danosas, dos tais “defensores”, o Governo Federal finalmente encontrou o caminho para remover de vez os obstáculos à expansão – necessária e imediata – da área do Centro de Lançamento.

E com certeza as supostas restrições do ministro Nelson Jobim à criação dos tais corredores para acesso dos quilombolas ao mar não dificultarão a solução final do problema.

O CLA vai mesmo ocupar seu lugar no cenário internacional da corrida ao cosmos.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág 03 - 18/04/2011

Comentário: Temos analisar o que disse do colunista do jornal “O Estado do Maranhão” em partes. Em primeiro lugar não é uma questão de se estar maltratando os Quilombolas e sim de não se ter cumprido o que foi prometido a essas comunidades desde a implantação do centro. Portanto a reivindicação dessa gente é para que o Governo cumpra o que foi prometido, e não é por acaso que existe a desconfiança das comunidades, pois vale lembrar que o CLA começou a ser implantado no início dos anos 80. Além disso, não acredito que o deputado Domingos Dutra tenha dito que o CLA é o “Desenho do Inferno”, mas se assim foi, o mesmo disse uma tremenda de uma besteira perdendo a oportunidade de ficar calado. Quanto às supostas restrições do ministro Nelson Jobim, se elas existem e eu acredito que existam, tem uma boa razão para isso. Se não vejamos: Imagine se seu vizinho tivesse que diariamente passar por dentro de sua sala de estar para chegar a casa dele que fica no fundo de sua casa, estaria ou não você e sua família perdendo a privacidade e aumentando o risco de ser assaltado? É o mesmo caso da área do CLA cortada por corredores de acesso ao mar. Com esses corredores além de permitir o acesso físico em uma área de segurança nacional a qualquer pessoa que poderia ser recrutada para fazer macacada por dinheiro, da mesma forma pode permitir a entrada de equipes militares estrangeiras preparadas para indeferirem nas atividades espaciais brasileiras. Isso não é ficção científica é uma real possibilidade e o ministro Nelson Jobim está coberto de razão. Portanto, nesta questão, da mesma forma que possa ter ocorrido com o deputado Domingos Dutra, o colunista do “O Estado” perdeu sua oportunidade de ficar calado. Aproveito para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa coluna.

Comentários