Alunos de Ourinhos Participam de Curso para OBA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (26/04) no site do jornal “Diário de Ourinhos” destacando que alunos da rede municipal de ensino desta cidade paulista participaram entre 9 e 16 de abril do “Curso Preparatório para a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)”.

Duda Falcão

Notícias

Alunos da Rede Municipal participam do
Curso Preparatório para XIV Olimpíada
Brasileira de Astronomia e Astronáutica

26/04/2011

Astrônomos e mestrandos da USP em palestra
proferida ao alunos durante o Curso da OBA
Entre os dias 9 e 16 de abril, os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos participaram do Curso Preparatório para a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado nas EMEF's “Profª Adelaide Pedroso Racanello” e “Profª Jandira Lacerda Zanoni, respectivamente, que contou também com a participação dos alunos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron”.

Durante o Curso, foi proferida aos alunos, uma palestra dos astrônomos da Universidade de São Paulo (USP), sob a direção de Rafael Miloni Santucci, aluno do Mestrado da Universidade.

No ano passado, o município de Ourinhos obteve 4 medalhas na XIII OBA, conquistadas pelos alunos da Rede Municipal de Educação: Karen Cristina Barbosa, da EMEF “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e Michel de Oliveira Rissonio, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”(medalhas de prata); Aline Cristina Freitas e Daiane Maria de Faria, da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” e Otávio Jordão Alves, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello” (medalhas de bronze).

Além das medalhas, os alunos e professores EMEF's e os demais alunos participantes, receberam certificados de participação e o livro “Fascínio do Universo”.

O que é a OBA

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

A XIV OBA será realizada no dia 13 de maio (sexta-feira), em todas as escolas previamente cadastradas para participarem e no horário mais conveniente para cada Unidade Escolar.

É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até aos do 3º ano do Ensino Médio. A OBA ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada no ano letivo correspondente.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores e diretores escolares envolvidos no processo.


Fonte: Site do jornal Diário de Ourinhos

Comentários