Tudo o Que Sempre Quis Saber Sobre o Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada dia (27/03) no website português “TVi 24” destacando que a Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, irá realizar um encontro internacional entre os dias 28 e 30/03 sobre o Espaço que contará com a participação de vários países e ente eles o Brasil.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Tudo o Que Sempre Quis
Saber Sobre o Espaço

Vai decorrer na Covilhã um encontro nacional sobre o tema

Por: Redacção / PP
27-03-2011 - 15: 29

Os mais curiosos em saber como se planeiam missões espaciais ou como se conduz uma nave em órbita estão convidados para um encontro internacional entre segunda e quarta-feira na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, escreve a Lusa.

O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI organiza durante três dias a sexta edição da oficina internacional sobre Dinâmica e Controlo de Vôos Aeroespaciais.

A entrada em todas as sessões é gratuita e as apresentações acessíveis como forma de «dinamizar a participação do público curioso pelas temáticas espaciais», adiantou à Agência Lusa Anna Guerman, coordenadora do centro de investigação.

O evento coincide com as comemorações do 50.º aniversário do primeiro vôo do homem ao espaço, protagonizado pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, a 12 de Abril de 1961.

O primeiro passeio no espaço «será um dos temas de abertura dos trabalhos», que vão decorrer «mais como numa sala de aula do que como numa conferência».

Segundo Anna Guerman, o encontro será «uma escola avançada, uma vez que vai contar com a participação de cientistas de topo do sector espacial», do mundo académico ao profissional, oriundos do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Missões no Espaço, Movimento de Atitude, Dinâmica e Controle de Sistemas Espaciais e Dinâmica Orbital são os temas do encontro, que pretende ser também «um bom exemplo de internacionalização do ensino», destaca a investigadora.

O programa inclui uma sessão dedicada às empresas, subordinada ao tema Negócios e o Espaço, para incentivar «uma aproximação do Ensino Superior ao tecido empresarial do País».

Participam no evento a Proespaço, Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço, e associadas: DEIMOS, GMV, Edisoft, Active Space Technologies e Critical Sotware.

Os trabalhos vão ser transmitidos em directo na Internet, em www.aerospace.ubi.pt/workshop2011.


Fonte: Website português TV124 - http://www.tvi24.iol.pt/

Comentário: Essa notícia é interessante e demonstra a preocupação de nossos irmãos portugueses com o tema espacial. Entretanto, não informa qual o especialista brasileiro estará no evento, coisa que o blog gostaria de saber.

Comentários