Raupp Irá a Alemanha para Reuniões

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/03) no blog “Panorama Espacial” do jornalista André Mikeski, trazendo a informação de que o novo presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, se juntará na Alemanha a força tarefa de oficiais do DCTA/IAE do Ministério da Defesa (MD) para reuniões sobre a cooperação entre os dois países no campo de foguetes de sondagem.

Duda Falcão

Marco Raupp na Alemanha

André M. Mileski
23/03/2011

Marco Antonio Raupp assumiu a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB) na última segunda-feira (21) e já tem agenda cheia nos próximos dias. De acordo com o apurado pelo blog Panorama Espacial, o dirigente viajará no final de semana para a Alemanha, para participar de reuniões sobre a cooperação entre os dois países no campo de foguetes de sondagem, e possivelmente sobre outros assuntos.

Uma comitiva do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), liderada pelo brigadeiro Ailton Pohlmann também viajará para a Alemanha, e para Kiruna, no norte da Suécia, onde assistirão o lançamento do foguete de sondagem VSB-30 dentro da missão TEXUS 49, da agência espacial alemã (DLR).


Fonte: Blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: Essa informação do companheiro jornalista André Mileski confirma a nossa suspeita comentada anteriormente de que a força-tarefa do DCTA/IAE que na realidade já se encontra na Europa desde a semana passada (veja as notas “MD Envia Oficiais Para Missão na Itália, Suécia e Alemanha”,”MD Envia Outro Oficial para Missão EXTRA-PLAMTAX/DCTA") foi enviada a Itália (onde se encontra no momento) a Suécia (onde acompanharão o lançamento do VSB-30 da Operação TEXUS-49) e a Alemanha, para discussões relativas a foguetes entre outros assuntos. Não se forma uma comitiva especializada composta por oficiais especialistas na área de foguetes para enviá-los para fazer turismo na Europa. Estava claro que havia algo nessa história e de que essa Missão EXTRA-PLAMTAX/DCTA tem grande significado. E digo mais, com a participação na comitiva do Cel. Av. AVANDELINO SANTANA JÚNIOR, diretor do Laboratório de Propulsão Líquida (LPL/APE) do IAE, unicamente na parte da viagem que passa por Roma, certamente tem algo aí sendo discutido com os italianos na área de veículos lançadores ou de motores-foguete líquido ou de tecnologias associadas. Vamos aguardar por maiores esclarecimentos nos proximos dias.

Comentários