Recordista em Medalhas é Recebido pelo Mercadante

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/02) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o estudante "Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales", recordista em medalhas em mais de 20 competições nacionais e internacionais, foi recebido pelo ministro Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira (16/02) em Brasília.

Duda Falcão

Recordista em Medalhas é
Recebido pelo Ministro Mercadante

17/02/2011 - 10:10

Crédito: Lecino Filho (Ascom do MCT)

Incentivado pelos professores, ainda na quinta série do ensino fundamental, o estudante Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, começou cedo a acumular medalhas em razão de sua dedicação aos estudos. Foram muitas, mais de 20, entre competições nacionais e internacionais. Uma das provas que disputou por várias vezes foi a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Hoje, ele está prestes a se tornar universitário. Passou no vestibular de duas universidades, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, preferiu optar pela segunda.

O histórico de estudos e de reconhecimentos adquiridos por Marcelo chamou a atenção do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, que o recebeu nesta quarta-feira (16), em seu gabinete, em Brasília. O ministro ficou entusiasmado com o futuro promissor do jovem e o elogiou por gostar de concentrar seus esforços por horas e horas a finco em meio a livros. “Você tem um vida inteira pela frente com possibilidade de colher bons frutos. Precisa continuar estudando. Não pode se desvirtuar do que tem feito muito bem até agora. Considero que seu exemplo deve ser seguido pelos estudantes desse País”, reconheceu.

Mercadante disse também que a história de Marcelo inspirará o governo a criar juntamente com o governo dos Estados Unidos bolsas de estudos para que jovens talentos possam ter uma experiência em outro país. “A presidenta Dilma (Rousseff) deverá receber nos próximos dias o presidente dos Estados Unidos, Obama. Ela deverá propor a ele que façamos um acordo de cooperação para o intercâmbio de jovens. A intenção é que mais de mil estudantes de graduação e 500 de pós-graduação tenham direito a cada ano de estudar em escolas norte-americanas. Pode colocar no seu currículo que você nos ajudou a criar essa possibilidade”, declarou.

O calouro da USP vai cursar ciência da computação. Diante disso, o ministro aproveitou para apresentar as oportunidades que ele poderia ter pela frente e falou dos institutos ligados ao MCT na área e do potencial do país que cresce a cada dia em termos de pesquisas. Ainda tímido diante do chefe da pasta de C&T, ele reconheceu a oportunidade de estar ali e importante o incentivo do governo federal principalmente pela iniciativa de criação da Obmep. “É importante para o futuro do Brasil, o reconhecimento que estou tendo agora. Isso demonstra que o governo está preocupado com os jovens. E, mais do que isso, o interesse de investir em novas mentes”, concluiu

Reportagem da WebTV do MCT - 17/02/2011


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Promessas e mais promessas, queremos é ação. Outra coisa senhor Mercadante, enviar estudantes para os EUA à custa do erário público sem a garantia que eles voltem para retribuir o investimento que foi feito neles, não é nada inteligente. É necessário que se crie um mecanismo que garanta a volta desses estudantes, pois certamente os melhores serão seduzidos pelos americanos a ficarem e contribuírem em prol da sociedade americana. Aliás, como eles já vêm fazendo embaixo das barbas do governo. Chega de andar por ai com a famosa frase escrita na testa: “Otário de Plantão”. Aproveitamos para parabenizar ao jovem "Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales" pela sua perseverança e dedicação e esperamos e torcemos que as suas palavras (“É importante para o futuro do Brasil, o reconhecimento que estou tendo agora. Isso demonstra que o governo está preocupado com os jovens. E, mais do que isso, o interesse de investir em novas mentes”), não sejam da boca para fora, afinal quando se investe é para se ter retorno.

Comentários