Entrevista da Janynne Gomes na Campus Party 2011

Olá leitor!

Você lembra da jovem estudante mineira Janynne Lorenna Souza Gomes da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares? (veja as notas “Jovens Estudantes Brasileiros Irão Fazer Estágio na NASA”, “Visita à NASA Abre Precedentes para Alunos da UNIVALE”,”Perseverança: "Meu Objetivo é Trabalhar na NASA"”.

Pois então, durante a Campus Party de 2011 ocorrido na capital paulista, Janynne Gomes concedeu uma entrevista ao jornalista Diego Nogare do site “codificando.net” falando sobre a sua experiência durante seu estágio ano passado na NASA.

Fica claro leitor na entrevista da jovem estudante mineira o que motiva estudantes como ela a buscarem melhores oportunidades fora do país em instituições como a NASA, já que não existem desafios e nem perspectivas para esses jovens continuarem no Brasil.

E não é pra menos, exemplos o porquê disso não faltam. Ano passado o ex-presidente Lula foi à Rússia e teve a oportunidade de propor uma ampliação do acordo com os russos na área de novos projetos espaciais que poderiam envolver também projetos educacionais na área de ciência e tecnologia (só para citar alguns exemplos: spacecamps, troca de estudantes e pesquisadores) e não o fez. Também ano passado o presidente chinês esteve no Brasil e era grande a expectativa de se assinar novos acordos que ampliar-se a parceria espacial entre os dois países e nada foi feito. E para completar, também no ano passado uma comitiva japonesa esteve no Brasil tentando parcerias espaciais (as possibilidades são enormes inclusive na área educacional) e nada de significativo foi efeito.

Portanto, não é por acaso que nossos melhores jovens estão numa grande debandada em busca de novas perspectivas para suas carreiras em onde eles sabem que serão valorizados e onde existem desafios cada vez mais tentadores.

A incompetência, a falta de visão e de atitude de nosso governo e de nossa sociedade em colocar um basta nesta sangria no conhecimento formado em nossas universidades, é em nossa opinião um grande empecilho para o desenvolvimento sustendo do país.

O governo e a sociedade brasileira precisam acordar que não existe exemplo no mundo de sociedade desenvolvida sem uma educação de qualidade em todos os níveis aliada ao emprego da ciência e tecnologia de forma efetiva e competente.

Precisamos criar para esses jovens os desafios que eles necessitam visando resolver os nossos problemas nacionais, sejam na medicina, na área nuclear, na agricultura, na defesa, na área espacial ou onde eles sejam necessários. Só assim esses jovens deixarão de ter como objetivo final trabalharem fora do Brasil, dando sua contribuição para o desenvolvimento de nosso país.

Segue abaixo na íntegra o vídeo da entrevista citada da jovem Janynne Gomes.

Duda Falcão

Entrevista com Janynne Gomes
Site "codificando.net" - Campus Party 2011

Comentários