IAE Comemora 265 Dias Sem Acidente!

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/02) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto comemorou ontem 265 dias sem acidentes.

Duda Falcão

IAE Comemora 265 Dias Sem Acidente!

02/02/2011

O IAE completa, nesse dia 01 de fevereiro de 2011, 265 dias sem acidentes, batendo o recorde anterior de 264 dias. Essa é uma estatística que o instituto vem realizando há cerca de dois anos.

“O recorde é dos servidores do instituto”, fala com entusiasmo o tecnologista Delanney Vidal Di Maio Junior, ao informar sobre os cerca de nove meses sem acidente com afastamento de servidores.

Segundo Delanney, esse número é um indicador “do engajamento da instituição visando perseguir melhorias para qualidade na área de segurança. Significa, também, um retrovisor para o trabalho que foi realizado anteriormente”.

O tecnologista também ressalta a importância do trabalho dos cipeiros, elos importantes para o sistema de segurança – são eles quem vivenciam o dia a dia da segurança em suas áreas. “Eles são um apoio importante para o instituto”, ressalta.

O bem estar dos servidores é a grande prioridade nas metas da Segurança do Trabalho, visando proteger a sua integridade e capacidade de trabalho, além de uma série de ações que faz com que a instituição melhor se organize.

No IAE, há um grupo de trabalho multidisciplinar para reavaliar e aplicar os procedimentos na área de segurança. Dentre os aprimoramentos a serem realizados pelo grupo, há uma série de atividades já realizadas, como a revisão da análise de riscos, e outras previstas, como o treinamento operacional em segurança, atividades na área ambiental, bem como a atuação de um profissional na área médica para apoio direto ao servidor.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Parabéns ao IAE, afinal a segurança do servidor vem em primeiro lugar e esse recorde alcançado demonstra que a segurança é levada muito a sério pelo instituto.

Comentários

  1. Caro Duda
    Por falha nossa, a notícia saiu com a foto de uma outra noticia que será postada em breve. A foto correta já está no nosso site. Abs,
    Cel Kasemodel

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cel. Kasemodel,

    Já fiz a modificação.

    Uma vez mais obrigado.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo, entusiasmadamente, o valoroso IAE, pelo novo recorde alcançado! Mais um orgulho nacional, o IAE, que contribui, eficazmente, para elevar o status do Brasil no cenário internacional. Aliás, quem tem viajado ao exterior, nesses últimos 5 anos, sabe como o país tem galgado, velozmente, degraus cada vez mais altos no ranking internacional dos países ditos "avançados", seja na seara da tecnologia espacial, seja na da medicina, seja no direito, seja na capacidade de prospecção, extração e refino de petróleo, seja na economia interna e externa, enfim, em praticamente todo e qualquer setor, o Brasil vem se destacando perante o mundo inteiro. Meus parabéns, também, ao dr. DELANNEY VIDAL DE MAIO JUNIOR, o qual foi meu amigo de infância, em Lorena-SP, já não sei mais se ele se recorda de mim (gostaria muito de refazer contato com ele, se alguém souber como). Na pessoa dele dou meus parabéns a todos do IAE, indistintamente, de todos os escalões! José Fernando Marreiros Sarabando, procurador de justiça, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (sarabando@mp.mg.gov.br).

    ResponderExcluir
  4. Olá José!

    Realmente amigo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) está de parabéns pelo trabalho que seus valorosos servidores civis e militares vêm realizando há décadas. Entretanto, apesar de concordar contigo que houve avanços em diversas áreas da ciência e tecnologia no Brasil nos últimos anos, permita-me discordar que o mesmo tenha ocorrido com o setor espacial. Na realidade o programa espacial do país está atrasado há décadas (mesmo sendo o quarto mais antigo do mundo) devido à falta de visão, de apoio adequado e incompetência administrativa de governos subseqüentes, desde que o mesmo foi criado no inicio da década de 60. Após a criação da Agência Espacial Brasileira em 1994, a coisa só fez piorar culminando no desastre do VLS-1 de 2003 por culpa do senhor Fernando Henrique que havia diminuído irresponsavelmente o orçamento para algo em torno de R$ 30 milhões, sendo mantido pelo LULA no mesmo patamar até o acidente, aproximadamente 6 ou 7 meses após a sua posse. Depois do acidente, realmente o orçamento foi aumentado chegando aproximadamente a uns US$ 300 milhões, porem insuficiente ainda para tocar o programa com o dinamismo que o mesmo precisa, Além disso, o LULA andou fazendo besteira como a criação da mal engenhada empresa bi-nacional ACS e não fez as mudanças estruturais e políticas que o programa precisa para se desenvolver com dinamismo, como já havia sido apontado desde a década de 90 pelos especialistas. Agora no governo DILMA com a chegada do pesquisador Marco Antônio Raupp na presidência de nossa desorientada agencia espacial, a esperança da comunidade espacial é muito grande na crença de que agora o programa irá avançar, porém eu não tenho tanta esperança assim, já que o problema e de vontade política e essa não existe.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário