Governo Dá Aval para Construção do Satélite GPM

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (10/02) no site do jornal “O Globo”, destacando que finalmente o governo deu o aval para a construção do satélite GPM, o primeiro satélite meteorológico brasileiro.

Duda Falcão

RIO

Governo Federal Dá Aval para
Construção de Satélite de
Monitoramento das Chuvas

Roberto Maltchik
O Globo
10/02/2011 - 13h19m

BRASÍLIA - A tragédia na Região Serrana levou o Ministério da Ciência e Tecnologia a dar carta branca ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para investir na construção de um satélite de monitoramento de precipitações. O GPM (sigla, em inglês, para Medida de Precipitação Global) será construído em parceria com os Estados Unidos e vai custar aos cofres públicos o equivalente a US$ 70 milhões, ao longo dos próximos quatro anos. A idéia da NASA é fazer o lançamento do GPM em 2015.

- Já há uma decisão no âmbito do ministério e da Agência Espacial Brasileira. O (Aloizio) Mercadante já foi consultado e está de acordo. Estamos bastante tranqüilos em relação ao apoio do governo brasileiro - afirmou o diretor do INPE, Gilberto Câmara.

No projeto, os EUA entram com os sensores e o Brasil com o suporte energético e de telecomunicações para o satélite. O principal obstáculo, neste momento, é a licitação para a escolha do foguete lançador. O diretor do INPE descarta o uso dos ucranianos Cyclone 4, a partir da base de Alcântara (MA). Segundo ele, não há garantia de que o projeto, tocado pela binacional Alcântara Cyclone Space, esteja operacional em tempo hábil.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, explica que o GPM coroa o sistema de prevenção com o mecanismo mais preciso que existe para monitorar a característica de uma chuva, especialmente a temperatura e a densidade do interior das nuvens.

O sistema que hoje fornece informações ao Brasil - cujo domínio não é brasileiro - não dispõe dos sensores do GPM para inferir a dimensão de uma tempestade. O Brasil também não tem garantias de que receberá informações em tempo adequado. Essa velocidade faz a diferença para emitir um alerta preciso.

- Ele olha processos físicos que o sistema atual é incapaz de observar. Informações como se há gelo ou água líquida no interior das nuvens. O GPM será muito bem-vindo - afirma Nobre.

O chamado GPM Brasil integra uma família de satélites de chamada órbita baixa que devem monitorar as precipitações em todo o planeta. Os Estados Unidos e o Japão estão construindo a "nave mãe", equipamento de tecnologia altamente avançada, capaz emitir microondas e captar as informações da atmosfera. No dia 26 de abril, os patrocinadores do projeto se reúnem em Fortaleza para analisar o cronograma. No encontro, de acordo com o pesquisador do Centro de Previsão do Tempo do INPE, Luiz Augusto Machado, também será decidido se os não patrocinadores receberão informações ao mesmo tempo que Brasil, Estados Unidos e Japão.

- No caso do Rio, se o GPM tivesse passado (na órbita equatorial), nós teríamos a possibilidade de saber o que estava acontecendo. Ter parte do projeto é a única garantia de que o Brasil vai receber as informações no tempo adequado - afirma Machado.


Fonte: Site do Jornal O GLOBO - 10/02/2011

Comentário: Aché Brasil, finalmente (se não for jogo de cena) o governo toma uma iniciativa histórica e significativa em prol do sistema meteorológico do país. Desde o início da década de 90 que os meteorologistas brasileiros lutam por esse satélite e finalmente o governo se posiciona oficialmente pela primeira vez, não só a favor, como autorizando o desenvolvimento do mesmo. Ponto para o governo de DILMA, por enquanto, pena que as custas de muitas vidas.

Comentários

  1. Quando o ministro diz "Segundo ele, não há garantia de que o projeto, tocado pela binacional Alcântara Cyclone Space, esteja operacional em tempo hábil." Na verdade ele quis dizer : "Não há garantia de que o projeto, tocado pela binacional Alcântara Cyclone Space, FUNCIONE ALGUM DIA !".
    Por que as coisas no Brasil só ocorrem após as desgraças acontecerem ???

    ResponderExcluir
  2. Bem observado Ricardo, muito bem observado amigo. É justamente isso. Quanto a sua pergunta, a resposta é simples, ou seja: O brasileiro se acostumou a fechar a porta só depois de arrombada e no caso da política, isso só acontece depois de não existir vestígio algum de que naquele local existiu uma porta um dia.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário