Alunos Brasileiros Acompanham Lançamento do Discovery

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (24/02) no site do “Ministério da Educação (MEC)” destacando que a convite da NASA cerca de 300 alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Gama (CG), no Distrito Federal, acompanharão, por videoconferência, o lançamento do histórico último vôo do ônibus espacial Discovery, nesta quinta-feira, 24/02.

Duda Falcão

Videoconferência

Alunos Brasileiros Acompanham
Lançamento de Ônibus Espacial

Diego Rocha
Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 - 15:39

A convite da agência espacial norte-americana NASA, cerca de 300 alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Gama (CG), no Distrito Federal, acompanharão, por videoconferência, o lançamento histórico do ônibus espacial Discovery, que iniciará, nesta quinta-feira, 24, sua última missão. O lançamento acontecerá entre 18h e 19h (hora de Brasília), e pode ser acompanhado ao vivo pela página da missão.

É a primeira vez que alunos brasileiros de nível básico acompanham, virtualmente, um lançamento espacial. A transmissão faz parte da Rede de Aprendizagem Digital – Digital Learning Network (DLN) da NASA. O programa se utiliza de tecnologia de educação a distância para conectar alunos e professores a especialistas para discutir ciência e tecnologia. O Brasil foi o único país convidado para esse lançamento.

Os estudantes participarão em tempo real de uma conversa com um cientista da NASA, quando poderão fazer perguntas. O CG foi escolhido por desenvolver atividades em astronomia, e para essa transmissão contará com apoio logístico e pedagógico do Ministério da Educação.

Em ação de cooperação com a NASA, o MEC desenvolve o Programa Estação de Clima Espacial – Space Weather Action Center (SWAC), em que alunos da educação básica produzem boletins de clima espacial e compartilham os resultados por meio de vídeos na internet.

O Portal do Professor mantém o blog temático Astronomia, astronáutica e ciências espaciais na escola, que armazena sugestões de aula e recursos digitais de ensino e já foi acessado por usuários de 40 países, um indicativo do interesse despertado pelo tema.

O lançamento do Discovery nesta quinta-feira marca o último ano do programa norte-americano de viagens tripuladas com veículo próprio. Ainda em 2011, os norte-americanos farão outros dois lançamentos, e a partir de então usarão módulos russos ou veículos comerciais para enviar astronautas ao espaço.

Acompanhe a transmissão do lançamento


Fonte: Site do Ministério da Educação (MEC)

Comentários