Alunos da UNIVALE Viajarão para Estágio na NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (26/01) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares (MG), destacando que a universidade recebeu material da NASA e que um grupo de alunos e professores irão viajar ainda este ano para estágio na agência espacial americana.

Duda Falcão

UNIVALE Recebe Material da NASA e
Alunos Viajam para Estágio Este Ano

26/01/2011 - 14h28

Foto: Rosane Santiago

Os frutos do bom relacionamento entre a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e a NASA já podem ser vistos. Neste início de ano, a UNIVALE recebeu um importante material da NASA que deverá ser objeto de estudos dos alunos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Os alunos têm o compromisso de apresentarem um projeto que assegurará o desenvolvimento da tecnologia da Agência Espacial Norte Americana.

Trata-se de uma peça chamada LIDAR, que é um componente do robô que faz o mapeamento de terrenos. De propriedade da NASA, a LIDAR é a principal peça do projeto da Agência Norte-Americana que, por meio de um robô, objetiva a localização de qualquer corpo ou obstáculos que possam estar em um dado terreno pesquisado.

A peça LIDAR gira em sentido único e o desafio de um grupo de professores e alunos da UNIVALE é desenvolver projeto para que o giro aconteça em várias esferas e faça a leitura do terreno em demais pontos. Os estudos serão intensos neste primeiro semestre de 2011 para que o projeto se desenvolva e seja finalizado até o meio do ano, quando um grupo de cinco pessoas, entre alunos e professores da UNIVALE, embarcarão com destino a um dos Centros da NASA, para o estágio “Acampamento de Robótica”. A seleção que definirá quais alunos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação participarão do estágio já está sendo feita.

O INÍCIO DE TUDO

A LIDAR foi trazida de São Paulo até a UNIVALE pela aluna do curso de Sistemas de Informação, Janynne Gomes, que esteve neste mês de janeiro com o engenheiro da NASA e diretor do Center for Community Informatics Loyola University Mariland, Marco Figueiredo, durante a realização do Campus Party, evento consagrado mundialmente entre os profissionais da área tecnológica.

Em 2010, no mesmo evento, Janynne Gomes recebeu do engenheiro da NASA, convite para participar de uma “Visita de Observação” na Agência Espacial Norte-Americana. A estudante de Sistemas de Informação da UNIVALE vivenciou, durante 30 dias, a experiência que abriu precedentes para outros alunos da UNIVALE.

Coordenadora dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, a Prof. Rossana Cristina Ribeiro Morais afirma que esta experiência com a NASA enriquece os conhecimentos dos alunos e demonstra que a UNIVALE é uma instituição que proporciona um ensino de qualidade. “Os engenheiros da NASA, que palestraram na Univale ano passado, Michael Comberiate e Marco Figueiredo, se surpreenderam com o potencial de nossos projetos e nossa estrutura. A nossa Universidade tem o compromisso de oferecer a nossos alunos um ensino de qualidade, que os condicione a grandes experiências e oportunidades”.

Para a coordenação dos cursos, a aluna Janynne Gomes foi um exemplo não só para os alunos dos cursos de Ciências da Computação e de Sistemas de Informação da Universidade, mas para os estudantes de todas as áreas, haja vista que por sua força de vontade conseguiu sonhar alto e chegar a seu objetivo.

PALESTRA DA NASA NA UNIVALE

Em novembro de 2010, os Engenheiros Michael Comberiate, coordenador de um programa para estudantes no Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA e Marco Figueiredo, estiveram em Governador Valadares em visita à UNIVALE. Eles ministraram palestra que reuniu alunos e professores da Universidade. O tema apresentado possibilitou aos participantes compreenderem sobre as tecnologias que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento da exploração espacial. Na ocasião foi entregue pela Reitora da UNIVALE, Profª. Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho, ao Engenheiro da NASA, Marco Figueiredo, um Protocolo de Intenção de parceria.

Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: E ainda por cima a nossa desorientada agencia espacial faz propaganda desse recrutamento de baixo custo da NASA em seu próprio site. A falta de visão dos cabecinhas de panetone que militam na AEB é indescritível. Os caras não percebem que sabiamente a NASA encontrou uma forma de minar ainda mais nosso programa espacial seduzindo nossos melhores estudantes e os levando embora, tudo embaixo das barbas do nosso incompetente governo e pasmem, contando ainda com a divulgação da instituição que deveria em tese promover o desenvolvimento de nosso programa espacial e não do programa espacial americano. Quero aqui isentar a UNIVALE e seus alunos que por interesses convergentes buscaram sabiamente fora as oportunidades que não encontram em seu país. Vocês são “gente que faz” e infelizmente por falta de pessoas como vocês no governo e nas gestões das instituições que comandam (ou pelo menos deveriam comandar) o nosso PEB, é que esse programa se tornou um verdadeiro barco sem rumo. Uma vergonha!

Comentários