Sucesso no do 1º Campeonato Brasileiro de Foguetes

Olá Leitor!

Como divulgado pelo blog anteriormente (veja a nota 1º Campeonato Brasileiro de Foguetes) foi realizado com sucesso pelo “Clube de Astronomia Louis Cruls” com o apoio da “Prefeitura de Campos dos Goytacazes” através da “Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima” o “1º Campeonato Brasileiro de Foguetes”, ocorrido no “56º Batalhão de Infantaria” entre os dias 9 e 10 de novembro de 2010 no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

O evento contou com a presença do astronauta brasileiro “Marcos César Pontes”, da exploradora espacial “Anousheh Ansari” e do renomado astrônomo “Ronaldo Rogério de Freitas Mourão”, além do apoio e participação do “Comandante do 56º Batalhão de Infantaria”, o Tenente-Coronel Júlio César Evangelista dos Santos e também do presidente da “Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima”, o Prof. Avelino Ferreira.

Estiveram participando do Campeonato equipes da rede pública municipal de ensino de Campos dos Goytacazes, do projeto PRO-JOVEM, do Colégio Estadual Oscar Batista de São João do Paraíso no município de Cambuci, do Clube de Astronomia de São Gonçalo e do Cube de Astronomia Louis Cruls sendo a equipe do Colégio Estadual Oscar Batista a grande sensação do Campeonato.

Segundos seus realizadores com os resultados obtidos durante o campeonato será possível desenvolver novos equipamentos para as próximas competições e o mais importante para todos foi acompanhar o sorriso nas faces daqueles que participaram do evento.

Abaixo segue algumas fotos e um vídeo do evento:

Duda Falcão

 Prof. Marcelo Oliveira, representante do Clube de Astronomia Louis Cruls,
o Ten.Cel. Júlio César Evangelista dos Santos, o astronauta
Marcos Pontes, a exploradora espacial Anousheh Ansari e
o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
  
 Os participantes preparando os foguetes
para serem lançados
  
 A exploradora espacial Anousheh Ansari
premiando uma das participantes
  
 Premiados possam ao lado das
personalidades presentes no evento
  
 Prof. Marcelo Oliveira, representante do Clube de Astronomia Louis Cruls,
o astronauta Marcos Pontes, a exploradora espacial
Anousheh Ansari e um dos participantes do evento

 Todos os premiados posando ao lado
das personalidades convidadas

 1º Campeonato Brasileiro de Foguetes
Campos dos Goytacazes (RJ) - Novembro 2010


Fonte: Com informações do Blog do Clube de Astronomia Louis Cruls

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” como disse em seu comentário na nota anterior sobre este evento, parabeniza o "Clube de Astronomia Louis Cruls" pela sua iniciativa visionária que demonstra uma vez mais a grande competência existente no país, apesar da desastrosa administração de nossa agencia espacial. Este é realmente um bom exemplo de iniciativa (apesar de ser ainda direcionado para foguetes de água quando já deveríamos ter avançado, veja o exemplo da Argentina, onde se tem até escolas de foguetes para todas idades em diversas cidades do país) dado pelo "Clube de Astronomia Louis Cruls", que deveria ser seguido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), demonstrando o quanto é importante que eventos como esse sejam estimulados no Brasil. A nossa agência espacial tem os recursos, sejam eles financeiros e humanos e de infra-estrutura necessários para criar um evento nacional e liderar a criação junto a outros países de um grande evento latino-americano não só na área de foguetes, como de nanosatélites, ciências espaciais, astronomia, robótica, microgravidade, entre outros. Infelizmente falta visão aos pseudos administradores da AEB e do governo que continuam estimulando nossos jovens a lançarem foguetes de água em seus eventos, enquanto jovens de outros países tem acesso a horizontes bem maiores e muito mais estimulantes. Lamentável!

Comentários

  1. Causou surpresa ver a presença do astronomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
    junto com o Marcos Pontes, já que na época da missão Centenário ele chegou a escrever aos jornais contra a missão.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo!

    A oganização é do Clube de Astronomia Louis Cruls e eles são adultos e pessoas educadas, portando não haveria problema nenhum.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Sou professor de Física e trabalho no Planetário de minha cidade e fico muito feliz quando vejo iniciativas como essa. Esse campeonato ocorrerá uma vez por ano? Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor Cássio!

    Eu não sei lhe responder com certeza, mas acredito que esta seja a intenção do "Clube de Astronomia Louis Cruls” de campos do Goytacazes. Sugiro que entre em contato com eles pelo endereço: http://calc.zip.net/. Boa sorte.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário