SAB Recebe Indicações para Conselhos da ESO

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/01) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC destacando que a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) recebe indicações para conselhos da Organização Européia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO).

Duda Falcão

Notícias

Sociedade Brasileira de Astronomia
Recebe Indicações para Conselhos da ESO

Jornal da Ciência
Com informações de José Monserrat Filho,
chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT
20/01/2011

Com a assinatura do Acordo de Adesão à Organização Européia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO), o Brasil já pode participar de quatro colegiados da organização: Conselho da ESO, sua instância mais alta, Comitê de Finanças, Comitê de Usuários e Comitê Técnico-Científico.

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), na edição extra de seu Boletim Eletrônico, de 17 de janeiro, convida os astrônomos brasileiros a se candidatarem ou a propor candidatos ao Conselho e ao Comitê Técnico-Científico (CTC) da ESO.

O Ministério da Ciência e Tecnologia deve indicar dois representantes do país para integrarem o Conselho da ESO (um deles, necessariamente, precisa ser astrônomo). Tais indicações devem ser feitas com certa urgência, até a primeira semana de fevereiro, para que os representantes brasileiros já possam participar da próxima reunião do Conselho da ESO, marcada para os dias 1º e 2 de março.

Para ter um representante no Comitê Técnico-Científico, o Brasil deve encaminhar à ESO lista tríplice com nomes de alta competência técnica e científica comprovada. A próxima reunião desse Comitê será realizada em 12 e 13 de abril deste ano, mas a escolha do delegado brasileiro, com base na análise do currículo de cada candidato indicado na lista tríplice, deve ser feita na reunião do Conselho de 1º e 2 de março.

A SAB salienta a importância da nossa representação no Comitê Técnico-Científico: o Brasil quer intensa participação no desenvolvimento e construção de instrumentos, atividade considerada estratégica para o país.

As indicações pessoais ou de candidatos para os postos devem ser enviadas até às 12h do dia 28 de janeiro, para o e-mail: soc.astro.bras@gmail.com

Os nomes serão encaminhados ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que poderá submetê-los, se assim o decidir, ao diretor geral da ESO, Tim de Zeeuw.

O Brasil terá ainda um delegado no Comitê de Finanças e outro no Comitê de Usuários. Indicações para estes postos serão solicitadas posteriormente pela SAB.

Mais informações sobre os comitês da ESO podem ser obtidas em: http://www.eso.org/public/about-eso/committees.html


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 20/01/2011

Comentários