O Blog Entrevista o Coordenador do NTA

Olá leitor!

Você que acompanha diariamente o blog já ouviu falar do professor Marcos Luna, coordenador do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) da cidade pernambucana de Bezerros.

E assim, dando seqüência as entrevistas que o blog vem apresentando com pessoas que fazem a diferença (Gente que Faz) nas atividades espaciais e na educação neste país, não poderíamos deixar de entrevistar o professor Marcos Luna, sobre o trabalho que o mesmo vem realizando desde 2004 na condução deste centro de desenvolvimento tecnológico desta pequena cidade pernambucana, não só na área de foguetes como também em outras áreas da ciência e tecnologia.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer de público ao professor Marcos Luna pela entrevista e pela atenção desejando-lhe sucesso com seus projetos.

Duda Falcão

BRAZILIAN SPACE: Professor nos fale sobre o senhor. Sua formação, idade, onde nasceu e se tem atualmente outra atividade além de ser o coordenador do NTA?

PROF. MARCOS LUNA: Nasci em Recife (PE), tenho 54 anos, fiz Pedagogia na Faculdade Olindense de Formação de Professores (FOFOP) e desde 1984 que sou Técnico em eletrônica. Atualmente além de Coordenador do NTA, dedico-me a “Projetos Particulares” de equipamentos e máquinas pneumáticas para atender clientes e instituições pelo Brasil. Também em parceria com professores de física, química, biologia e matemática, preparo anualmente alunos de várias escolas para “Feiras de Ciências” no período de fevereiro a novembro.

BRAZILIAN SPACE: Professor, como e quando surgiu a idéia da criação do NTA?

PROF. MARCOS LUNA: A idéia do Núcleo Tecnológico do Agreste em Bezerros (PE) surgiu em 2004, quando um amigo meu que foi convidado para ser diretor do Colégio Cenecista São José (CCSJ), Prof. Silvio José dos Santos, me convidou para fazer um trabalho com os alunos do colégio que na época estavam muito desmotivados. Assim sendo, montei o “NTA Itinerante nas Escolas” e começamos rapidamente obter a credibilidade junto aos alunos não só do CCSJ, como das outras escolas de nossa cidade de Bezerros. Em seguida com projetos sempre inovadores fizemos um equipamento para Deficientes Visuais e Auditivos entre outros, e começamos assim ser conhecidos em Recife e em varias cidades de Pernambuco.

Em 2005, o NTA já havia participado de eventos Internacionais com o projeto “Repelente de Tubarões com Ondas eletromagnéticas”, a convite da comissão de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (ALEPE), depois de uma visita que eles fizeram para conhecer o nosso trabalho do projeto “NTA itinerante nas Escolas”.


Desde então o NTA realizou diversos outros projetos como: de robótica, foguetes experimentais, submarinos Robôs, máquinas de Vending Machines, máquinas pneumáticas, Reator de UV para Tratamentos de águas entre vários outros equipamentos, todos feitos com a participação de alunos. (veja os vídeos).



Além disso, o NTA desenvolveu com a participação de alunos um foguete totalmente reciclado, com suporte de copos e carretel de linha de máquina Industrial que foi lançado com sucesso da Base de Foguetes Coronel Marcos C. Pontes em Brotas (SP). (veja os vídeos).


Foguete reciclado lançado de Brotas (SP)

É oportuno também lembrar que o NTA com alunos do “Colégio Estadual Getulio D’ Andrade Lima” de Bezerros, desenvolveu e lançou com sucesso um foguete supersônico que participou e ficou a exposto na “Feira de Ciência Jovem Cientista” do Espaço Ciência de Pernambuco, onde não só conseguimos romper a barreira do som, como também a barreira social, pois o foguete foi feito por alunos de escola pública e ainda do interior do Nordeste.

BRAZILIAN SPACE: Professor é de conhecimento público que o senhor e o NTA têm uma parceria muito sólida com a Dra. Rosaly Lopes do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Como o senhor a conheceu e como surgiu essa parceria?

PROF. MARCOS LUNA: Vendo a necessidade de ter um local para lançamentos de foguetes experimentais no Nordeste (haja vista que tive de levar nossos foguetes para lançar da “Base de Foguetes Experimentais Coronel Marcos C. Pontes” em Brotas-SP) começarmos a partir de 2006 a fazer lançamentos maiores do Clube de Aeromodelismo de Bezerros. (veja o vídeo)



Então neste mesmo ano, entrei em contato com a Drª Rosaly Lopes para ela conhecer de perto nossos trabalhos com os alunos do projeto “NTA Itinerante nas Escolas”, e também para colocar em pratica um local de lançamentos de foguetes experimentais e de balões estratosféricos. Local este que nomeamos de “Base de Lançamento de Foguetes Experimentais Drª Rosaly Lopes” em sua homenagem e que foi inaugurado em 2007 com a presença da Drª Rosaly. (veja os vídeos)




Deste então, a Drª Rosaly tornou-se a “Madrinha” dos projetos do NTA, como também um exemplo vivo para todos de como uma brasileira aluna de escola pública conseguiu chegar a ser uma cientista renomada mundialmente tendo um cargo de chefia na NASA e de ser a única brasileira(o) a ter conquistado até hoje (2005) a conceituada “Medalha Carl Sagan” da prestigiada Sociedade Astronômica Americana.

Drª Rosaly vem ao Brasil uma ou duas vezes ao ano sempre prestigiar e conferir de perto os alunos assistidos pelos trabalhos do NTA. Fora Isto faz palestras em escolas, universidades instituições, faculdades. (veja os vídeos)



BRAZILIAN SPACE: Professor o NTA criou o prêmio “Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho” para premiar pessoas que contribuam com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Nordeste brasileiro. Como surgiu a idéia de criar esse premio, porque e porque necessariamente homenagear ao Dr. Samuel Cunha Filho?

PROF. MARCOS LUNA: A idéia da “Comenda Cientifica” nasceu com o intuito de agradecer pessoas que contribuem com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. E a comenda Cientifica Dr. Samuel Cunha Filho foi uma homenagem póstuma ao grande cientista pernambucano de Bezerros, que tanto fez pela Ciência quando trabalhou na NASA, inclusive ajudando o salvo retorno dos astronautas da Apolo 13 a Terra, feito que lhe rendeu uma medalha do Governo Americano.

Dr. Samuel Cunha Filho

Este ano estaremos realizando a 2ª Edição da entrega da “Comenda Cientifica Dr. Samuel Cunha Filho” que será entregue pela Drª Rosaly Lopes em Abril de 2011 a varias pessoas e entidades e uma dessas pessoas é você amigo Duda pelo excelente trabalho que vem realizando com o seu Blog Brazilan Space. (veja o vídeo)



OBS: Saiba quem foi o cientista pernambucano Dr. Samuel Cunha Filho clicando na no link abaixo:


BRAZILIAN SPACE: Professor é sabido que o NTA vem prestando um valioso serviço aos jovens pernambucanos e suas famílias na região de Bezerros. Atualmente professor como o NTA vem ajudando essas pessoas?

PROF. MARCOS LUNA: O NTA estará sempre de portas abertas para atender em Bezerros e em Pernambuco alunos e pessoas que gostem de Ciência e Tecnologia. Isto sem qualquer custo para os alunos.

BRAZILIAN SPACE: Professor, sabemos que o NTA tem parcerias importantes que contribuem para que seus projetos sejam concretizados. Quais são hoje as principais instituições nacionais e estrangeiras parceiras nos projetos do NTA?

PROF. MARCOS LUNA: O NTA tem parcerias não financeiras e sim de peças e de material humano, nacional e internacional, com apoio tecnológico em diversas áreas.

Temos sim ajuda de doações de peças para confecção dos equipamentos ou experiências. Entre estas diversas instituições que nos ajudam com este tipo de doações, podemos citar o apoio da Philips Nordeste, através do seu Gerente-Geral, Dr. Alfredo Mendes, do “Espaço Ciência de Pernambuco”, com seu Diretor Prof. Pavão, do Colégio e Faculdade Santa Maria, através do diretor Prof. Antônio Gouveia, da Rede de Colégio Atual, com Dr. Eduardo Sefer, do Grupo Riello e Custo de São Paulo, com seu Diretor-Técnico, Dr. Guilherme Carrapatoso, entre tantas outras.

A única ajuda financeira recebida pelo NTA vem das palestras realizadas pela Drª Rosaly Lopes, quando a mesma vem ao Brasil. Neste momento dividimos o tempo da Drª Rosaly tendendo a alunos de escolas públicas de Graça, com palestras e visitação da Drª Rosaly em escolas particulares onde cobramos, e com o apurado tiramos os custos da viagem da Drª Rosaly e ficamos com o restante para os projetos do NTA.

Entre tantos parceiros em Pernambuco, no Brasil e no mundo, temos um carinho especial ao Prof. José Félix Santana da UFRPE, um dos pioneiros em foguetes no Brasil e que muito ajudou na concepção do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno” no Rio Grande do Norte e que é um parceiro constante do NTA.

Ao Coronel Neyff de Sousa, especialista em ataques de Tubarão, parceiro no projeto de “Repelente Eletrônico de Tubarões com ondas Eletromagnéticas”, no projeto do “Peixe Robô” e em tudo referente às pesquisas náuticas. (veja o vídeo)


E a Drª Rosaly Lopes, que mesmo sendo uma cientista renomada e premiada mundialmente sempre tem um tempinho pra vir ao Brasil falar com nossos alunos e professores envolvidos nos Projetos do NTA.

Drª Rosaly Lopes, Prof. José Félix Santana
e o Professor Marcos Luna

BRAZILIAN SPACE: Professor um dos projetos em que o envolvimento do NTA é de conhecimento público é o projeto do “PEIXE ROBÔ”. Como vai atualmente o desenvolvimento desse projeto e qual o seu real objetivo?

PROF. MARCOS LUNA: O nosso projeto de “Peixe Robô” esta em pleno andamento bastante adiantado, e temos como objetivo desenvolver um equipamento capaz de em tempo real mandar informações diversas como velocidade das correntes marinhas, temperatura da água, salinidade, poluições da água em rios, lagos etc. Servirá também como equipamento militar para monitorar a costa e também repelir tubarões com ondas eletromagnéticas.

Este Projeto esta em total sintonia com as pesquisas de grandes universidades e centros de pesquisas pelo mundo (USA - Japão - Inglaterra – Iran - Israel - Espanha- Alemanha, etc.), sendo que o grande diferencial é que todas essas Instituições contam com grandes verbas a disposição, verbas essas que o NTA não conta, mas que conta com a ajuda de muita gente e instituições com material e material humano. Assim sendo, já estamos bem próximos de finalizar nosso “1º Peixe Robô” com Informações em tempo real.

Neste Projeto tivemos o apoio de professores de Teerã (Iran) e Telavive (Israel), além de contarmos também com o apoio de diversas instituições com peças e componentes, inclusive uma de São Paulo, a “Riello & Custo”, através do seu Diretor-Técnico, Guilherme Carrapatoso. (veja os vídeos)



BRAZILIAN SPACE: Professor em novembro do ano passado o NTA aceitou os desafios tecnológicos lançados pelo blog “BRAZILIAN SPACE” de desenvolver e lançar até 2013 um cubesat para pesquisas na alta atmosfera e de desenvolver até 2015 um motor-foguete líquido de 50kN movido a propelentes verdes. Como vai o andamento desses projetos e como o NTA pretende concluí-los?

PROF. MARCOS LUNA: Aceitamos o desafio e desde o momento que aceitamos estamos trabalhando.

Como já foi relatado acima, nossos recursos financeiros são poucos, porém temos parceiros e dentro de nossas possibilidade iremos realizar esses projetos, e também dentro de nossa velocidade, o importante é que iremos fazer como tudo que aceitamos como desafio no NTA e realizamos.

BRAZILIAN SPACE: Professor, como educador, qual é a sua opinião quanto à realização de eventos no Brasil que adotem o modelo dos chamados “Spacecamps”, amplamente difundido mundo afora?

PROF. MARCOS LUNA: Bem, isto é um sonho que eu sempre quis ver realizado e espero ainda antes de morrer ver os Spacecamps no Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste.

BRAZILIAN SPACE: Professor, a Dra. Rosaly Lopes estará no Brasil em abril e o NTA está disponibilizando parte de seu tempo para palestras em escolas, universidades ou qualquer outra instituição que tenha interesse. Como essas instituições interessadas devem fazer para entrar em contato com o NTA?

PROF. MARCOS LUNA: O NTA mais uma vez traz ao Brasil a Drª Rosaly Lopes madrinha de nossos trabalhos e parceira. Então disponibilizadas as datas de 26/04/2011 a 29/04/2011 para palestra em qualquer parte do Brasil. Quem tiver interesse é só entrar em contato com o NTA pelo E-mail nucleotagreste2005@gmail.com. Toda renda das palestras são para ajudar os projetos tecnológicos e trabalhos itinerantes do NTA. (veja o vídeo)


BRAZILIAN SPACE: Existe mais algum outro projeto em andamento ainda não divulgado pela NTA ou citado aqui na entrevista que o senhor gostaria de destacar para os leitores do blog?

PROF. MARCOS LUNA: Atualmente estamos também trabalhando com uma pesquisa iniciada pela EMBRAPA na área de BIORREATORES, onde estamos desenvolvendo o nosso “BIORREATOR do AGRESTE” que terá por finalidade produzir mudas de boa qualidade e de boa produtividade.

Este Projeto contou com um apoio de um engenheiro agrônomo e o NTA entra com a parte de Mecatrônica para a confecção do BIORREATOR

Já estamos terminando o nosso BIORREATOR e quando o mesmo estiver 100% concluído terá por objetivo produzir mudas de Orquídeas, que em nossa região tem uma boa aceitação e local muito propício para se fazer turismo com visitações em SERRA NEGRA, e assim os turistas poderão apreciar as violetas feitas em BIORREATORES.

Também estamos muito envolvidos com a nova programação 2011 da “TV Luna”, seu Canal de Ciência e tecnologia, onde qualquer pessoa poderá também criar em suas escolas ou localidades, pois a programação é interna colocada em memórias ou pendrives e os alunos terão uma programação só voltada para Ciência. Serão 12 horas de programação com a participação deles em tudo, com escolha de documentários, vinhetas, entrevistas, programas de esportes, reportagem local, propagandas, etc. Apenas para isso será necessário ter um vídeo que tenha entrada USB, um HD externo com toda programação e um aparelho de TV. (veja o vídeo)


BRAZILIAN SPACE: Finalizando professor, qual é a sua expectativa com relação ao desempenho do governo DILMA na área espacial e na da ciência e tecnologia como um todo?

PROF. MARCOS LUNA: Pelo histórico desempenho dos últimos Governos em relação ao “Programa Espacial Brasileiro” não tenho o porquê ter uma boa expectativa com este novo Governo. Porém, como Brasileiro estou torcendo para que eu esteja errado, e que a nossa Presidente Dilma faça a diferença.

O que tenho a dizer ao termino desta entrevista, além de um muito obrigado ao blog “Brazilian Space”, é também dizer que todos do NTA estão cientes que estamos fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição para um Brasil mais atento a ciência e tecnologia, mesmo com nossas grades dificuldades, e encontrando uma maneira de fazer isto sem politicagem, apenas com vontade e coragem de realizar. Afinal, somos Brasileiros e aprendemos a nunca desistir.

Um abraço a todos os leitores do blog Brazilian Space do Marcos Luna e de todos os parceiros do NTA.

Comentários