LNA/OPD Recebe o Espectrógrafo MUSICOS

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada no informativo “LNA em Dia” de 10/12/2010, destacando o “Espectrógrafo MUSICOS” doado pela França chegou ao final de novembro no Observatório Pico dos Dias (OPD), pertencente ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Duda Falcão

Notícias do OPD

LNA/OPD Recebe o Espectrógrafo MUSICOS

Rodrigo Prates Campos e
Tânia Pereira Domicini (*)

O espectrógrafo echelle MUSICOS (Multi-SIte Continuous Spectroscopy) chegou ao OPD no final do mês de novembro, doado pela Franca. O equipamento pertencia ao Observatoire Mid-Pyrenees e era operado no telescópio Bernard Lyot (2 m) no momento em que foi descomissionado, ha cerca de cinco anos atrás (para mais detalhes, Franco, 'LNA em Dia', nº 12, p. 6).

O MUSICOS e um espectrógrafo de bancada que cobre uma larga faixa espectral (3800-8800A) em duas exposições: no azul de 3800-5400A e no vermelho de 5400-8800A. Tem poder de resolução de R ~30000 e é alimentado por fibra óptica a partir do foco Cassegrain (Baudrand & Bohm, A&A, 259, 2, 711).

O instrumento já esta sendo remontado no OPD e passando por uma verificação geral do seu estado de conservação, antes de ser instalado no telescópio de 1.60 m. Nos próximos meses serão realizadas as adaptações ópticas necessárias, em particular da ótica de entrada. O local onde o MUSICOS será instalado, na ante-sala do Coude, será isolado e contará com controle de temperatura. Adaptações mecânicas serão necessárias, principalmente para a utilização de um dos novos CCDs adquiridos pelo LNA, uma vez que o detector original não foi incluído na transferência.

O comissionamento do espectrógrafo esta programado para abril e maio de 2011, e a expectativa e de que esteja em condições de ser oferecido para a comunidade já a partir do semestre 2011B.

O Espectrógrafo MUSICOS já em fase de remontagem
e verificação do estado de conservação
de seus componentes no OPD

* Rodrigo Prates Campos é o coordenador do Observatório do Pico dos Dias e Tânia Pereira Dominici é pesquisadora do LNA e Gerente do Observatório Pico dos Dias.


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 16 - pág. 10 - 10/12/2010

Comentários