Glaucius Oliva Assume Hoje a Presidência do CNPq

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/01) no dite do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando a posse do novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o senhor Glaucius Oliva, prevista para correr hoje em Brasília.

Duda Falcão

Glaucius Oliva Assume a Presidência do
CNPq Nesta Quinta-Feira (27)

27/01/2011 - 08:00

Credito: Banco de Imagem da Agência Estado

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dá posse ao engenheiro eletrônico Glaucius Oliva na presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) nesta quinta-feira (27), às 16:30h, na sede da instituição, em Brasília.

Na terça-feira (25) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do professor como o novo presidente do Conselho. Oliva graduou-se como engenheiro eletrônico em 1981 pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em física também na USP, e doutorou-se na Universidade de Londres em 1988 na área de cristalografia de proteínas.

O novo presidente já fazia parte da Diretoria Executiva do CNPq e vinha atuando como diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS), desde fevereiro de 2010. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq, Oliva criou e coordenou o Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do Instituto de Física de São Carlos (Ifsc), onde até hoje é professor titular e do qual já foi diretor.

Hoje, é coordenador do Cepid do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e Fapesp (INBEQMeDI).

Seus principais interesses de pesquisa estão centrados na estrutura e função de macromoléculas biológicas e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas tropicais. Foi responsável pela implantação da área de Cristalografia de Proteínas no Brasil e sua integração ao esforço nacional na área de fármacos e medicamentos. Como parte deste projeto coordenou vários experimentos de cristalização de proteínas em microgravidade, a bordo dos ônibus espaciais da Nasa, nos anos 1997-98, de forma pioneira no Brasil.

Oliva tem 136 artigos publicados em revistas internacionais, os quais foram citados cerca de duas mil vezes (Jan/2011) em outros artigos científicos (ISI). Também tem liderado projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Entre outros prêmios destacam-se sua indicação pela instituição de pesquisa médica americana Howard Hughes Medical Institute, como International Scholar, entre 1997-2001, e a escolha pelas norte-americanas Time e rede CNN, em 1999, como um dos 15 brasileiros a integrar a lista de "50 Líderes Latinoamericanos para o Novo Milênio".

Serviço:

Local: auditório do edifício sede do CNPq - SHIS Quadra 1 Conjunto B Ed. Santos Dumont - Lago Sul
Horário: 16:30h


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor “Glaucius Oliva” pelo novo cargo desejando-lhe sucesso nesta nova missão em sua carreira. O ministro Aloizio Mercadante vem se cercando de reconhecidos profissionais em cargos importantes do MCT, como é o caso do Marco Antônio Raupp na AEB, do Carlos Nobre e agora do senhor “Glaucius Oliva”. Além disso, o mesmo está em maratona pelo país fazendo um cem números de promessas em diversas áreas da Ciência e Tecnologia que se forem cumpridas em sua maioria transformará o Brasil em um dos principais países do mundo neste setor, e marcará sua passagem historicamente pela pasta, quem sabe superando até a gestão do ex-ministro Sérgio Rezende. Entretanto, diferentemente da opinião de alguns especialistas postadas aqui no blog, não compartilhamos dessa esperança já que os mais de 30 anos de experiência de convivência com políticos e com o modo de se fazer política neste país fazem com que eu pague pra vê. O senhor Mercadante terá sua oportunidade de provar que os especialistas estão certos em confiar na sua gestão e estaremos aqui observando e prontos para nos retratar se for o caso.

Comentários