Fabricação Mecânica do Espectrógrafo STELES

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota escrita pela Eng. Mecânica Vanessa Arruda, do Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA, e publicado no informativo “LNA em Dia” de 10/12/2010, destacando o projeto do "Espectrógrafo STELES" que está sendo desenvolvido pelo LNA para o Telescópio SOAR.

Duda Falcão

Fabricação Mecânica do STELES

Vanessa Bawden de Paula M. de Arruda (*)

O espectrógrafo STELES, que vem sendo desenvolvido no LNA para o telescópio SOAR, possui 20 subconjuntos.Trata-se de 17 subconjuntos optomecânicos, sendo que 9 desses subconjuntos são duplicados, ou seja, possuem dois componentes similares espelhados, um para o canal azul e outro para o canal vermelho e ainda 3 subconjuntos de suporte, sendo duas estruturas para montagem e testes e um sistema para levantamento e montagem da bancada no telescópio. Dos 20 subconjuntos do instrumento, 7 encontram-se completamente prontos e montados, 7 encontram-se em fase avançada de fabricação e os demais terão sua fabricação iniciada em breve.

Em outubro, foi concluída a fabricação e montagem de dois dos maiores e mais importantes subconjuntos do instrumento: a bancada e os suportes de montagem da bancada no telescópio.

A bancada do STELES será montada diretamente na base do telescópio na posição vertical, o que o torna um instrumento mecanicamente mais complexo que um espectrógrafo de bancada horizontal. Primeiramente, como o plano da bancada e o plano ótico estão paralelos a direção da gravidade, cuidados adicionais devem ser tomados em todo o projeto e seus cálculos para garantir a estabilidade e a rigidez tanto da bancada como dos componentes optomecanicos.

Outro ponto critico e o fato da bancada ser montada na base do telescópio, recebendo a luz diretamente deste. Os suportes da bancada precisam ser capaz de, alem de suportar um instrumento de uma tonelada montado verticalmente, possibilitarem o ajuste preciso de toda essa massa na posição exata de modo que a luz proveniente do telescópio incida no instrumento exatamente como determinado pelo projeto ótico. Finalmente, o instrumento precisa ser isolado das vibrações provenientes do telescópio.

Com a bancada montada, testada e aprovada, estamos agora montando e testando cada um dos subconjuntos opto-mecânicos e posicionando-os na bancada para aguardar a chegada da ótica. A ótica do STELES esta sendo fabricada na Jenoptik Optical Systems (EUA) e tem entrega prevista para fevereiro de 2011.

Figura 1: mostra a bancada e os quatro suportes
montados na estrutura de montagem, no
Laboratório de Integração e Testes do LNA

Figura 2: mostra os sistemas de ajustes de
um dos suportes da bancada, acoplado ao
isolador de vibrações

* Vanessa Bawden de Paula M. de Arruda e Engenheira Mecânica do LNA


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 16 - pág. 07 - 10/12/2010

Comentário: Como você mesmo pode notar leitor essa é uma clara demonstração do avanço alcançado pelas pesquisas científicas e tecnológicas no setor da Astronomia em nosso país. O espectrógrafo STELES é um dos projetos que estão em desenvolvimento no Brasil dentre tantos outros que já foram desenvolvidos nos últimos 10 anos, inclusive para esse mesmo Observatório SOAR. Muito provavelmente esse setor continuará avançando a passos largos na próxima década, principalmente com o acordo assinado recentemente com o ESO, acordo este que abre um leque ainda maior de possibilidades para a “Comunidade Astronômica Brasileira”, mas tudo isso dependerá que essa mesma comunidade continue demonstrando competência e que o governo cumpra o acordo e não venha fazer alguma m...

Comentários