Campus Party - O VES Será Lançado em Fevereiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/01) no “Portal TERRA” destacando o foguete VES (Veículo Experimental de Sondagem) que está em exposição na “Campus Party Brasil 2011”, em São Paulo, será lançado ao espaço em fevereiro.

Duda Falcão

Notícia

Foguete em Exposição na Campus Party
Será Lançado ao Espaço

RAFAEL MAIA
Direto de São Paulo
23 de janeiro de 2011 - 07h48

Fotos: Rafael Maia/Terra
Foguete criado por hobby vai ser
lançado ao espaço em fevereiro

A área de Astronomia, no pavilhão Arena da Campus Party, exibe orgulhosamente a criação do técnico em elétrica Wagner "Coyote" Brito. O agora produtor de foguetes criou por hobby o foguete VES (Veículo Experimental de Sondagem), que será lançado ao espaço em fevereiro de 2011.

O projeto está em desenvolvimento desde 2006 em São Caetano, interior de São Paulo, sua cidade natal. Aos 50 anos, essa é a primeira vez que Brito vai estudar profissionalmente sobre o assunto. "Eu fiz tudo sozinho. Agora eu vou entrar em um curso de mecatrônica para me especializar", disse.

Wagner tem chamado a atenção da pequena área de astronomia do Brasil. De acordo com ele, um dos membros da Agência Espacial Brasileira o convidou para participar de projetos de incentivo do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. "Agora, as portas estão abertas", afirmou.

O foguete tem 3,16 m de altura, 15 cm de diâmetro e 70 kg. Com velocidade máxima de 1.350 km/h, o VES chega a uma altura de 30 mil pés (cerca de 9.140 m) e será usado para experimentos em microgravidade, baixa temperatura e em queda abrupta de pressão atmosférica. Ele também será equipado com câmeras CDD color e sensores de transmissão de imagem, que possibilitarão que os curiosos assistam do momento do lançamento ao retorno do projétil à Terra. O vídeo será transmitido ao vivo no site coyoterockects.com.br quando o foguete for lançado.

Campus Party Brasil 2011

Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Neste ano, há mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 tem inúmeras palestras e recebe, entre outros, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International.

OBS: Por solicitação do realizador do projeto do foguete VES, o senhor Wagner Brito, informamos que o título desta nota do "Portal TERRA" não condiz com a realidade, quando diz que o foguete VES será lançado ao espaço. Na realidade, segundo o senhor Wagner Brito, o vôo do foguete ocorrerá dentro da amosfera terrestre.


Fonte: Portal TERRA - 23/01/2011

Comentário: O VES além de ser uma grata surpresa é também mais um exemplo da engenhosidade do povo brasileiro que infelizmente não conta com o apoio devido do governo. Já havíamos abordado esse foguete aqui anteriormente (veja a nota O Veículo Experimental de Sondagem (VES)) mas não tínhamos informações de quando seria o seu primeiro vôo e nem sequer uma foto do mesmo para postá-la. O Blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor Wagner "Coyote" Brito pela iniciativa e solicita entre seu leitores que se alguém conhece o senhor Wagner, que peça ao mesmo que entre em contato com o blog pelo e-mail brazilianspace@gmail.com para que possamos fazer uma entrevista sobre as suas atividades e sobre esse projeto que chega em muito boa hora para a comunidade científica do país.

Comentários

  1. Olá Duda Falcão!!!
    Antes de mais nada, meus parabéns pelo Brasilian Space, que me foi indicado por um amigo que é seu leitor assíduo.
    Agradeço a divulgação do nosso trabalho, bem como os comentários dos membros deste blog que nos incentivam a continuar sonhando com um Brasil disputando a corrida espacial com o primeiro mundo.

    Estou enviando um e-mail para que possamos estabelecer contato.

    www.coyoterockets.com.br

    O nosso muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Wagner!

    Eu que agradeço o contato e em breve estarei retribuindo o mesmo. Não é necessário agradecer, estamos aqui para divulgar as atividades espacias em nosso país, já que essa é a nossa proposta e assim sempre faremos. Obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho e continue acompanhando e se puder divulgue.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário