Seguindo o Rastro dos Raios Cósmicos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/12) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que o "Grupo de Raios Cósmicos" da UFABC está desenvolvendo um novo telescópio compacto capaz de detectar a luz de fluorescência gerada por raios cósmicos.

Duda Falcão

Seguindo o Rastro dos Raios Cósmicos

Assessoria de Comunicação e Imprensa
21/11/2010

O grupo de Raios Cósmicos da UFABC, orientado pelo professor Marcelo Augusto Leigui de Oliveira, está desenvolvendo um novo telescópio compacto capaz de detectar a luz de fluorescência gerada por raios cósmicos, o Monitor de Radiação Atmosférica (MonRAt).

Segundo o professor Marcelo, o equipamento está próximo de ser finalizado e logo entrará em fase de testes. “Os testes serão realizados em nosso laboratório por meio do uso de um laser”, conta. Nesta primeira fase o telescópio irá detectar o feixe de luz por um caminho conhecido.

Na segunda etapa a equipe vai poder ir a campo, durante a noite, e examinar os rastros de luzes originados pelos raios cósmicos. “Os raios cósmicos interagem na atmosfera da Terra formando milhões de partículas. O telescópio poderá detectar os traços de luz deixados por estas partículas na atmosfera”.

O objetivo do projeto é contribuir na solução de um problema em aberto da física, a origem dos raios cósmicos de mais alta energia. Para se ter uma idéia, o raio cósmico de maior energia já encontrado até hoje tem 10 mil vezes mais energia do que o feixe do LHC, o poderoso acelerador de partículas, considerado a maior máquina do planeta e uns dos grandes experimentos da história.

O trabalho conta com o apoio de cientistas do Observatório Pierre Auger, localizado em Malargüe, na Argentina; e o auxílio de agências de fomento como FAPESP, Capes e CNPq, além de bolsas da própria UFABC.

O professor Marcelo que já ministrou aulas em outras universidades considera a UFABC um ótimo lugar para realizar os trabalhos. “Os alunos (UFABC) têm oportunidades para uma excelente formação. Por exemplo, eu estudei física, mas aqui meus alunos estudam física e engenharia aeroespacial, ao mesmo tempo”.


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Essa notícia que já havíamos divulgado anteriormente demonstra o grande trabalho de pesquisa que essa nova universidade vem realizando desde que foi fundada. Vale lembrar que UFABC é uma das universidades envolvida com o projeto da Missão ASTER, que em nossa opinião sem dúvida nenhuma é o mais inovador projeto surgido no PEB nos últimos dez anos.

Comentários