UNIVALE Realiza Evento de TI com Participação da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (10/11) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares (MG), destacando que a primeira "Comunidade Virtual" da região na área de TI (Tecnologia da Informação) será lançada na UNIVALE.

Duda Falcão

Primeira Comunidade Virtual da Região na
Área de TI Será Lançada na UNIVALE

10/11/2010 - 16h36

Um evento que marcará o lançamento da primeira comunidade virtual na área de Tecnologia da Informação (TI) da região leste de Minas Gerais. Os interessados em participar do GV Community podem se inscrever gratuitamente pelo endereço http://communitygvit.grou.ps

O evento será realizado dia 20 de novembro, de 8h30 às 17h30, no Edifício Pioneiros - Auditório B – Campus Antônio Rodrigues Coelho.

Durante a programação, os alunos poderão assistir às palestras dos Engenheiros Michael Comberiate, coordenador de um programa para estudantes no Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA e Marco Figueiredo, também professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Loyola Maryland.

Na ocasião, será entregue pela Reitora da UNIVALE, Profª. Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho, um Protocolo de Intenção de parceria entre a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e a Universidade de Loyola (Estados Unidos).

Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Rossana Ribeiro Morais, o evento é uma oportunidade de integração com dos alunos com as tecnologias que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento da exploração espacial. Além disso, os alunos poderão apresentar aos engenheiros da NASA, projetos elaborados na Universidade durante o curso. “Nosso objetivo é dar seqüência à participação da UNIVALE através dos seus alunos nos programas de estágios da NASA, contribuindo para o conhecimento e crescimento profissional do alunado, como aconteceu com a aluna de Sistemas de Informação, Janynne Lorenna Gomes”.

Em relação à comunidade communitygvit, a professora destaca que foi uma iniciativa dos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, e têm o objetivo de integrar profissionais para discutir os avanços tecnológicos e promover a troca de conhecimento. “É uma comunidade inédita na região. Acreditamos que trará grandes oportunidades para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI)”.

Palestras

Segundo a coordenadora, Profª. Rossana Ribeiro Morais, o palestrante Michael Comberiate falará sobre o programa Acampamento de Robótica que ele esta dirigindo e como ele envolve estudantes do mundo inteiro em seus projetos. Destacará também sobre seus projetos anteriores envolvendo estudantes em missões de simulação da NASA, que são utilizadas para escolher prospectivos engenheiros e cientistas para serem contratados pela agência espacial americana.

Já o engenheiro Marco Figueiredo falará sobre sua experiência em trabalhar na NASA enquanto apresenta assuntos desde a o Sistema de Observação da Terra até os planos de colonização do espaço, bem como o Programa Apolo que levou o homem a Lua.

Saiba Mais

O Engenheiro MARCO FIGUEIREDO é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Loyola Maryland, Diretor do Centro Loyola de Informática Comunitária e Engenheiro da NASA. Em julho de 2010, foi o mentor da aluna Janynne Lorenna Souza Gomes do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE que realizou uma visita de observação na Agência Espacial Norte-Americana.

O Engenheiro MICHAEL COMBERIATE é o coordenador de um programa para estudantes no Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA, intitulado NASA ENGINEERING BOOT CAMP. O programa possibilita estudantes americanos e de outros países atuarem no desenvolvimento de projetos reais com assistência de engenheiros e cientistas da NASA.

Programação

08h30 - Credenciamento - Cofee-break
09h - Integração de redes UMTS e WiMAX, utilizando o padrão 802.21 e IP Móvel
09h50 - Enriquecendo seu site com Wordpress
10h40 - Metodologias de Gerenciamento de Projetos e o Microsoft Office Project
13h30 - Feira de exposições de Tecnologia (Softwares e Robótica)
14h20 - Gerenciando sua rede com Mikrotik
15h - Palestra com Engenheiros da NASA
16h30 - Desenvolvendo para TV Digital em Java
17h30 - Sessão de encerramento
18h - Coffee-break


Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: Pois é leitor e o recrutamento da NASA no país continua embaixo das barbas do governo brasileiro. Podemos culpar a UNIVALE por buscar melhores condições de educação para seus alunos? Podemos culpar os alunos da UNIVALE por buscar melhores perspectivas de trabalho das que são oferecidas no país? Podemos culpar a NASA de buscar novos profissionais a custos baixíssimos seja aqui ou em qualquer lugar do mundo? É óbvio que não. A culpa é da inércia e da incompetência do governo brasileiro que deixa que isso ocorra não apoiando como deveria o programa espacial do país, um verdadeiro barco sem rumo. E o pior de tudo isso, é que tudo é feito à custa da sociedade brasileira e quem acaba se beneficiando é a sociedade americana. Essa é uma pratica que vem crescendo assustadoramente no país onde universidades brasileiras se aproximam da NASA e sabiamente os administradores dessa agencia americana se aproveitam disso para conhecer nossos melhores profissionais em formação, testá-los em eventos e estágios na agência e posteriormente contratando os que se destacam. Não gostaria de estar divulgando aqui no blog eventos como esse nas atuais condições (já que se o governo fosse competente poderíamos estar tirando proveito dessa jogada da NASA enviando nossos estudantes para esses estágios e trazendo-os de volta para trabalhar no PEB ou mesmo na industria brasileira), no entanto, o blog tem por obrigação olhar o lado do profissional e portanto divulgamos, além de fazermos como um alerta a sociedade e ao governo. Vale lembrar leitor (mudando um pouco de assunto) que o “NASA ENGINEERING BOOT CAMP” citado na nota é um exemplo de “Spacecamp” bem sucedido nos EUA. Tipo de evento que a nossa preguiçosa agência espacial precisa criar urgentemente no país, tanto a nível regional, como nacional e em parceria com países da América Latina. Temos a infra-estutura, profissionais qualificados e só necessitamos de pessoas de visão e de boa vontade.

Comentários