Engenheiros da NASA Ministram Palestras na UNIVALE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (22/11) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares (MG), destacando que engenheiros da NASA ministraram no sábado (20/11) palestras na universidade.

Duda Falcão

Engenheiros da NASA Ministram
Palestras na UNIVALE

22/11/2010 - 16h37

Com a finalidade de oportunizar a integração dos alunos dos cursos técnicos, Superior de Tecnologia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação a compreender sobre as tecnologias que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento da exploração espacial, foram realizadas na UNIVALE, no último sábado, dia 20, as palestras com os Engenheiros Michael Comberiate, coordenador de um programa para estudantes no Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA e Marco Figueiredo, também professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Loyola Maryland.

O evento aconteceu paralelo ao lançamento da Primeira Comunidade Virtual da região na área de Tecnologia da Informação (TI), denominada GV Community.

Antes do início das palestras, foi entregue pela Reitora da UNIVALE, Profª. Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho ao Engenheiro Marco Figueiredo um Protocolo de Intenção de parceria entre a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e a Universidade de Loyola (Estados Unidos).

Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Rossana Ribeiro Morais, o evento foi uma oportunidade de discutir os avanços tecnológicos e promover a troca de conhecimento entre os alunos e os palestrantes. Além disso, os participantes puderam apresentar aos engenheiros da NASA, projetos elaborados na Universidade durante o curso. “Nosso objetivo foi o de dar seqüência à participação da UNIVALE através dos seus alunos nos programas de estágios da NASA, contribuindo para o conhecimento e crescimento profissional do alunado, como aconteceu com a aluna de Sistemas de Informação, Janynne Lorenna Gomes”.

Palestras

A primeira palestra foi ministrada pelo Engenheiro Marco Figueiredo, que falou sobre sua experiência em trabalhar na NASA há 20 anos. Na ocasião, o palestrante apresentou assuntos desde a o Sistema de Observação da Terra até os planos de colonização do espaço, bem como o Programa Apolo que levou o homem a Lua.

Manifestando uma enorme satisfação em estar em Valadares, cidade que nasceu, o engenheiro frisou em vários momentos para os alunos não desistirem dos seus sonhos e destacou que para conquistar uma vaga na NASA é necessário muito estudo e dedicação em qualquer projeto realizado.

Já o palestrante Michael Comberiate falou sobre o programa Acampamento de Robótica que ele esta dirigindo e como ele envolve estudantes do mundo inteiro em seus projetos. Destacou também sobre seus projetos anteriores envolvendo estudantes em missões de simulação da NASA, que são utilizadas para escolher prospectivos engenheiros e cientistas para serem contratados pela agência espacial americana.

Saiba Mais

O Engenheiro MARCO FIGUEIREDO é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Loyola Maryland, Diretor do Centro Loyola de Informática Comunitária e Engenheiro da NASA. Em julho de 2010, foi o mentor da aluna Janynne Lorenna Souza Gomes do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE que realizou uma visita de observação na Agência Espacial Norte-Americana.

O Engenheiro MICHAEL COMBERIATE é o coordenador de um programa para estudantes no Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA, intitulado NASA ENGINEERING BOOT CAMP. O programa possibilita estudantes americanos e de outros países atuarem no desenvolvimento de projetos reais com assistência de engenheiros e cientistas da NASA.


Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: Já disse o que penso desses eventos e resumindo volto a dizer, para as universidades é muito bom, para os alunos melhor ainda, para a NASA é um recrutamento barato e de grande retorno e para o Brasil, é um verdadeiro desastre.

Comentários