Brigadeiro Pantoja do IAE Ministra Palestra da UFABC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/11) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que o Brigadeiro Francisco Carlos Melo Pantoja, diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) ministrou palestra na UFABC ontem, 24/11.

Duda Falcão

Diretor do IAE Ministra Palestra no
Workshop em Engenharia Aeroespacial

Assessoria de Comunicação e Imprensa
25/11/2010

O brigadeiro e engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, diretor do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), ministrou palestra na última quarta (24) durante a primeira edição do Workshop em Engenharia Aeroespacial da UFABC.

Durante o evento, o brigadeiro Pantoja apresentou o IAE e suas vertentes por meio de slides. Citou focos da tecnologia aeroespacial, propondo desenvolver soluções científicas e tecnológicas para fortalecer o poder aeroespacial no Brasil.

Outro ponto que chamou a atenção dos alunos foi a possível falta de profissionais na área aeroespacial. Segundo levantamento do próprio instituto, é cada vez menor o ingresso de novos profissionais no mercado e maior a possibilidade dos atuais se aposentarem."Alunos interessados em aeroespacial são muito bem vindos", diz Pantoja.

O Workshop em Engenharia Aeroespacial teve inicio no dia 23 e segue até o dia 25 de novembro. Confira a programação completa clicando aqui.


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Pois é leitor, está ai claramente colocado para você pelo próprio Brigadeiro Pantoja um dos grandes problemas do Programa Espacial Brasileiro. Já havia identificado isto durante a minha passagem pelo IAE, no qual fui recebido pelo Brigadeiro em seu gabinete e onde podemos conversar por uns 20 minutos. Existem atualmente dois cursos de engenharia aeroespacial no Brasil, o do ITA e o da UFMG, além de algumas articulações para que se implantem esses cursos na UnB e se não me engano na própria UFABC. No entanto, é muito pouco e o que é mais revoltante é que os profissionais e especialistas do setor vem dizendo isto a mais de dez anos e em oito anos de governo LULA quase nada foi feito para mudar esta situação. Lamentável!

Comentários