CEOS Discute Monitoramento Terrestre no Rio

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a cúpula do “Commitee on Earth Observation Satellites (CEOS)” reúne-se no Rio de Janeiro para discutir “Monitoramento do Sistema Terrestre”.

Duda Falcão

Cúpula do CEOS Discute Monitoramento do
Sistema Terrestre no Rio de Janeiro

11/10/2010

O Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS, Commitee on Earth Observation Satellites), que este ano está sendo presidido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vai se reunir de 12 a 15 de outubro, no Sheraton Hotel do Rio de Janeiro, para discutir o uso de imagens de satélites no monitoramento do sistema terrestre.

Estão confirmadas as presenças, além do diretor do INPE, Gilberto Câmara, de representantes de diversas agências espaciais do mundo como NASA (Agência Espacial Americana), ESA (Europa) ASI (Itália), CNEs (França), CSA (Canadá) e CONAE (Argentina).

No encontro, serão abordadas as contribuições do CEOS para a iniciativa de FCT (Forest Carbon Tracking), que se insere no contexto de orientação de políticas globais de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação de florestas (REDD+), através do sensoriamento remoto por satélite.

Criado em 1984, o CEOS concentra 28 agências espaciais e 20 organizações internacionais e deve ganhar dois novos membros na Cúpula do Rio: o NSMC (National Satellite Meteorological Center), órgão da CMA (China Meteorological Agency), e a SANSA (South Africa National Space Agency). Além disso, o CEOS vai nomear um novo presidente para 2011.

Durante a Cúpula, as agências espaciais membros do CEOS também vão alinhar seus planos de ação para o próximo ano e elaborar um relatório para a reunião do GEO (Group on Earth Observation), em novembro, em Beijing. O CEOS prepara também um relatório para a Cúpula sobre o Clima das Nações Unidas (COP-16), cuja próxima edição será em Cancun.

Brasil

A política de dados livres adotada pelo INPE fez do Brasil um exemplo mundial na área de Observação da Terra, tornando o Sensoriamento Remoto uma ferramenta de fácil acesso. O sucesso desta iniciativa pioneira levou outros países, como os Estados Unidos, a disponibilizar gratuitamente dados orbitais de média resolução.

A distribuição gratuita através da internet começou em 28 de junho de 2004, com as imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Logo após, o INPE tornou livre o acesso às imagens históricas dos satélites LANDSAT. Atualmente o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto do Instituto, instalado em Cachoeira Paulista (SP), tem disponíveis imagens dos satélites CBERS-2 e 2B, Landsat 1, 2, 3, 5 e 7, e ResourceSat-1. As imagens de todos estes satélites são fornecidas sem custo para qualquer usuário do mundo.

O Brasil possui um dos acervos de imagens de satélites mais antigos do mundo, pois recebe os dados LANDSAT desde 1973 através da estação do INPE em Cuiabá (MT). Lançado em 1972, o Landsat-1 foi o primeiro equipamento orbital de sensoriamento remoto de recursos terrestres, sendo o Brasil o terceiro país a receber este tipo de imagem, depois apenas dos Estados Unidos e Canadá.

Os países da América do Sul que estão na abrangência da estação de Cuiabá são os mais beneficiados. O INPE tem também cooperações para fomentar esta iniciativa em nações como África, Ilhas Canárias, Gabão e Gana.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)


Comentários