Alunos da Rede Pública Representarão o Ceará na II JBF

Olá leitor!

Recebi via e-mail o release abaixo do professor Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva - Liceu de Barbalha, que já foi abordado aqui no blog anteriormente (veja a nota Foguete Artesanal Move Sonhos de Alunos no Cariri) informando que essa escola será uma das que representarão o estado do Ceará na “II Jornada Brasileira de Foguetes”.

Duda Falcão

Estudantes da Rede Pública Estadual de Barbalha Representarão o Ceará na
II Jornada Brasileira de Foguetes,
em Dezembro Deste Ano


A Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Liceu de Barbalha, participante, sob a coordenação do professor Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – XIII OBA e da IV Olimpíada Brasileira de Foguetes – IV OBFOG, representará o Estado Ceará na II Jornada Brasileira de Foguetes, nos três primeiros dias de dezembro desse ano, em Passa Quatro – Minas Gerais.

A delegação cearense estará composta por seis (06) escolas, da rede pública, descritas na seguinte ordem de classificação na modalidade estadual: E.E.E.P. Otília Correia Saraiva – Barbalha, E.E.M. Júlio França – Bela Cruz, Colégio da Polícia Militar do Ceará – Fortaleza, E.E.M. Liceu Vila Velha – Fortaleza, E.E.E.P. Professor Walquer Cavalcante Maia – Russas e a E.E.E.P. Avelino Magalhães – Tabuleiro do Norte.

A equipe; composta pelos alunos João José de Sousa Neto – 1º ano; Alisson de Sousa Pereira, André Cruz Macêdo Neto, Samuel Teixeira da Silva e Tonismar Gomes dos Santos – 3º ano; todos do Curso Técnico em Informática; conseguiram produzir um foguete com material reciclado (garrafa PET).

Durante a modalidade escolar o foguete alcançou oitenta e dois metros (82 m) e vinte e cinco centímetros (25 cm), utilizando como combustível ácido acético – contido no vinagre – e bicarbonato de sódio, que por neutralização liberou hidrogênio gasoso garantindo o empuxo do foguete; a plataforma fora confeccionada com madeira e cano PVC em um ângulo estável de 45º.

A II Jornada Brasileira de Foguetes é uma promoção da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na coordenação do Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle – secretário da Olimpíada Latino Americana de Astronomia – OLAA. Durante o evento a equipe deverá apresentar os passos da realização da IV OBFOG e, realizar Lance de Foguete Direcional sob forma de penalidade a desclassificação da equipe que não atingir o perfil descrito na escolar; as equipes que aqui demonstrarem melhor desempenho serão convidadas a representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica – IOAA.

Comentário: Realmente é merecedor de elogios o trabalho do professor cearense Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares junto a seus alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Liceu de Barbalha, e sendo assim, o resultado não poderia ser outro se não a conquista da vaga para representar o Ceará neste evento em Passo Quatro (MG). Parabenizo ao professor Andrevaldo Tavares, seus alunos e a todas as escolas cearenses escolhidas para o evento. Todos vocês estão de parabéns e sucesso a todos.

Comentários