AEB Participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a AEB participará entre os dias 18 e 24/10, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010 em Brasília.

Duda Falcão

AEB Participa da
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

CCS/AEB
14-10-2010

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participará, entre os dias 18 e 24 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010. Em um estande de 328 metros quadrados, a AEB apresentará o Programa Espacial Brasileiro aos visitantes com exposições, sistemas interativos e vídeos. A SNCT será realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Este ano, o espaço contará com maquetes do veículo lançador de satélites (VLS) e com o foguete de sondagem VSB-30. Além disso, haverá uma ilha com computadores onde os participantes poderão aprender um pouco mais sobre o Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers) e sobre as Mudanças Climáticas.

Quem passar por lá poderá assistir vídeos com temas como “Aplicações das Atividades Espaciais”, Impactos da Pesquisa Espacial no Cotidiano” e a “Economia e o Setor Espacial”. Haverá, ainda, no estande um expositor com spin offs - expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais são usadas em atividades fora desse setor - desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro.

O programa AEB Escola exibirá painéis com os temas Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas – títulos dos volumes 11, 12 e 13 da Coleção Explorando o Ensino do MEC, produzidos em parceria com a AEB. Durante toda a semana haverá competições de corrida do carrinho foguete construídos pelos participantes em oficina no estande. Durante as oficinas será distribuído aos professores o livreto "Mão na Massa", com propostas de atividades sobre Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas que podem ser realizadas com material reaproveitável.

SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é comemorada anualmente, no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é criar e consolidar no Brasil mecanismos que mobilizem a população em torno da importância da Ciência e da Tecnologia, contribuindo ainda para a popularização da ciência de forma integrada.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 18 à 24 de outubro
Horário de visitação: 8h30 às 19h, exceto no dia 20, que encerrará as 21h
Local: 1º quadrante da Esplanada dos Ministérios


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários