Por Falar nas Estrelas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (10/09) no site da “Universidade Federal do Maranhão (UFMA)” destacando que o Colégio Universitário promoverá de 20 a 24/09 a "II Semana Científica de Pesquisas e Observações Astronômicas".

Duda Falcão

Por Falar nas Estrelas

Colégio Universitário promove II Semana Científica de

Pesquisas e Observações Astronômicas


Alessandra Dutra

ASCOM/UFMA

Revisão de texto: Késia Andrade

10/09 - 16h30


Olhar para o céu e vislumbrar as formas de vida não é uma atividade nova a ser desempenhada pelo ser humano. Ao pensar nesta perspectiva, uma equipe formada por nove profissionais do colégio Universitário do Campus do Bacanga promove, pela 2ª vez, a II Semana Científica de Pesquisas e Observações Astronômicas. O evento acontecerá a partir do dia 20 de setembro e se estenderá até o dia 24, ele apresenta além do apoio da instituição, uma parceria com a FAPEMA (Fundação de amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão).

A semana, segundo o professor de química Franciscarlos Veras Cardoso, deveria ter ocorrido desde o ano passado, entretanto, só em fevereiro deste ano a comissão decidiu estabelecer um calendário que definisse as atividades a serem postas em execução pelos estudantes e os demais profissionais envolvidos.

Grazielle Duarte e Ana Beatriz Rodrigues, estudantes do primeiro ano, terão a oportunidade de participar pela primeira vez de uma amostra como esta. “Já estamos nos planejando e estudando sobre a origem da vida no nosso planeta. É interessante trocar nossos conhecimentos com os universitários, acho que isso enriquecerá bastante o pouco que sabemos”, afirma a secundarista Ana Beatriz. Já Grazielle complementa: “Nossos trabalhos serão apresentados no último dia, gostaria muito que toda a comunidade universitária venha até a nós.”

Assim pensou também o organizador do evento, o professor doutor José Alberto Pestana Chaves: “a intenção é esta, trazer os universitários também para o Colun. É necessária uma aliança dos centros acadêmicos conosco. Torna-se viável pensar nesta lógica, pois o conhecimento é algo construído por todos nós”, ressalta.

O professor José Alberto também disse que não só palestras ou exibições de trabalhos estarão disponíveis, mas serão realizadas oficinas, minicursos e principalmente debates a respeito da astronomia e de assuntos ligados a área das ciências da natureza.


Fonte: Site da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Comentários