Foguete de Treinamento Básico é Lançado de Alcântara



Olá leitor!



Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), informando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou hoje com sucesso a primeira parte da “Operação Fogtrein II - 2010".



Duda Falcão


Foguete de Treinamento Básico

é Lançado em Alcântara


20/08/2010 - 17h48

Foi realizado com sucesso o lançamento do primeiro foguete de um total de dois previstos para a Operação FOGTREIN II – 2010 do Centro de Lançamento de Alcântara.



O lançamento do Foguete de Treinamento Básico – FTB ocorreu às 15h10min desta segunda, dia 20. Segundo o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o foguete atingiu seu apogeu a pouco mais de 26 mil metros do solo, com 160 segundos de vôo até o impacto a 11 quilômetros da costa, em alto-mar.



O objetivo da operação é lançar e rastrear o foguete para fins de certificação, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA.



A próxima etapa da operação, iniciada após o lançamento do FTB, é o segundo lançamento de um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), da mesma família do FTB, de mais de 5 metros de comprimento, apogeu de 60.000 metros e alcance de 90km e capacidade de portar experimentos científicos. A data prevista para o o lançamento é em 28 de setembro.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários