Estudante Catarinense das Estrelas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (27/09) pelo site do jornal “Diário Catarinense” destacando que o estudante de Joinville, Lucas Schroeder, participará da “6ª Jornada Espacial” da Agência Espacial Brasileira (AEB) que ocorrerá está semana em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Entre os Melhores

Estudante Catarinense das Estrelas

Diário Catarinense
27 de setembro de 2010
N° 8942

Desde muito cedo, o joinvilense Lucas Schroeder tem os olhos apontados para longe. Bem longe, olhando a Lua e as estrelas. O universo sempre foi o ponto de fascínio do jovem de 15 anos, que, ontem, mudou a rotina de estudos divididos entre o ensino médio e o curso de mecatrônica da Escola Técnica Tupy, em Joinville.

Ele embarcou em um avião em Joinville para uma jornada entre foguetes e satélites. O destino é o maior complexo aeroespacial da América Latina: a cidade paulista de São José dos Campos, onde ocorre a 6ª Jornada Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Lucas foi selecionado entre os 800 mil estudantes inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ele ficou entre as 50 melhores pontuações na prova que fez em maio e recebeu como prêmio o direito de integrar a jornada.

Bom aluno e dedicado aos estudos, Lucas participou também das Olimpíadas de Física e Química, mas foi na hora de responder às questões de astronáutica que mais se destacou.

- Sinceramente? Achei que a prova seria bem mais difícil, mas nunca imaginei que ficaria entre os mais bem colocados - afirma.

A paixão pelo universo começou bem cedo, antes mesmo de aprender a ler e escrever. Quando entrou na escola, ciência virou hobby. Lucas passou a ler e assistir a tudo que tratava de astronomia e astronáutica.

Durante uma semana, o jovem e a professora de física Aline Speckhahn conhecerão o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Participarão de oficinas, como a de foguetes construídos com material reciclado, de cursos sobre mudanças climáticas, corrida espacial e tecnologia aeronáutica.


Fonte: Site do jornal Diário Catarinense Online - 27/09/2010

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza ao jovem estudante catarinense Lucas Schroeder pela sua conquista, que certamente não veio por acaso, desejando sucesso ao mesmo e a sua professora Aline Speckhahn durante a realização da jornada. Pois é leitor, são exemplos como esse que precisam ser estimulados através de eventos como os chamados Spacecamps, dando a oportunidade aos jovens estudantes de literalmente meterem a mão na massa participando na coordenação e desenvolvimento de projetos espaciais, como ocorrem em outras partes do mundo. Não estamos sugerindo o reinvento da roda e sim a adoção de um modelo já bastante conhecido e exitoso em todo mundo.

Comentários