Equipe SAR Inicia Procedimentos para Nova Operação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/09) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que a “Equipe SAR” inicia procedimentos para a “Operação Maracati II”.

Duda Falcão


Equipe SAR Inicia Procedimentos

para a Operação Maracati II


10/09/2010

Crédito: SAR/IAE

A Equipe SAR-IAE iniciou os trabalhos de preparação para o resgate da carga útil, a ser realizado durante a Operação Maracati II, quando ocorrerá o lançamento do foguete VSB-30.


A carga útil MICROG 1A, da Agência Espacial Alemã, é integrada ao foguete VSB-30 e deverá ser retirada do mar a mais de 100 km da costa Maranhense, após ações de reflutuação e acondicionamento, garantindo assim, o pleno sucesso da Operação.

A plataforma MICROG 1A levará ao espaço cerca de nove experimentos de diversas instituições de pesquisa e universidades brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB), que há um ano vêm sendo testados, permitindo a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Utilizando técnicas de deslocamento subaquático, com a utilização dos DPV (Diver propulsion vehicles) e enfrentando diversas condições de mar, a equipe SAR -IAE realiza adestramentos operacionais no litoral, próximo à divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, região de reserva ambiental protegida e administrada pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

As atividades desenvolvidas nos treinamentos englobam, entre outras, mergulho com misturas enriquecidas NITROX, busca subaquática e reflutuação de cargas, localizadas por equipamentos do tipo ecobatímetro portáteis, instalados nos barcos infláveis da Equipe de Salvamento e Resgate.

Durante a operação de resgate, prevista para o último trimestre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), serão empregados Helicópteros H-60 L (Black Hawk), do Esquadrão Harpia, aviões de patrulha P-95, além de uma embarcação da Marinha do Brasil.

A Próxima Missão

Mais uma atividade preparatória, na mesma região do litoral, deverá ocorrer, agora específica para os testes de enlace da estação de comunicações, a ser operada na base de operações (Ilha Santana-MA).

Um evento que possibilitará o gerenciamento de toda a operação, estabelecendo comunicação efetiva entre as aeronaves de resgate, patrulha, embarcação de apoio entre a Marinha e o CLA, por ser essa região bastante afastada da costa.




Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, é o IAE se preparando adequadamente para a realização exitosa (assim se espera) dessa “Operação Maracati II” que ocorrerá segundo anunciado anteriormente em outubro desse ano. Primeira etapa do “3º Anúncio de Oportunidade” lançado pela AEB no âmbito do “Programa Microgravidade” na longínqua data de 21/11/2006, infelizmente ainda não tem qualquer previsão de vôo para a segunda etapa, que prevê o lançamento de experimentos brasileiros abordo de uma espaçonave Soyuz para serem testados abordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Quase quatro anos de espera da comunidade científica que acreditou nesse programa para testar seus experimentos no espaço, demonstrando uma total falta de respeito e compromisso para com o mesmo por parte da agência espacial e do governo transformando o programa num projeto vaga-lume e sem credibilidade. Lamentável!

Comentários