CPTEC/INPE Lança Novo Portal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do instituto, está lançando nesta sexta-feira (10/09) o seu novo portal na Internet.

Duda Falcão


CPTEC/INPE Lança Novo Portal


10/09/2010

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está lançando nesta sexta-feira (10/09) seu novo portal na Internet. O acesso à nova página está sendo feito a partir do portal anterior, mas o internauta já pode optar pela navegação na nova página.

O CPTEC/INPE conta com cerca de 5 milhões de acessos em média por mês, sendo que a consulta costuma ampliar 50% na ocorrência de eventos extremos, como chuvas intensas, ou mesmo às vésperas de feriados, para verificar a previsão do tempo.

O planejamento e a renovação do portal, que levaram cerca de oito meses de duração, estabeleceram como prioridade o uso de recursos tecnológicos de última geração com o objetivo de oferecer uma navegação mais dinâmica e amigável, além da produção de maior volume de conteúdos, com destaque para os informes meteorológicos e notícias sobre o CPTEC/INPE.

O novo portal explora o uso de novas tecnologias na apresentação de seus conteúdos, como previsão de tempo através do Google Earth ou a partir do sistema de informações geográficas do Sigma. Oferece a possibilidade de seguir os conteúdos do CPTEC/INPE no twitter e dispõe de vídeos com previsões diárias do tempo e transmissão ao vivo de eventos.

Segundo Felipe Odorizi, responsável pelo Grupo de Visualização e pela renovação do portal, o objetivo foi procurar atender da melhor forma possível o usuário. A renovação da página levou em consideração o resultado de uma pesquisa realizada recentemente sobre o perfil dos usuários do CPTEC/INPE, que levantou uma série de sugestões e demandas por serviços e produtos meteorológicos e ambientais.

A reformulação da página levou à criação de uma estrutura descentralizada no processo de geração e divulgação de informes e notícias. Diferentes grupos do CPTEC estão dividindo a responsabilidade de manter a página com informações atualizadas. Segundo o coordenador do CPTEC/INPE, Luiz Augusto Machado, “a reformulação do portal representa uma nova fase do centro na Internet. O site que era concebido de acordo com a estrutura de suas divisões passa agora a ser um portal mais amigável e voltado ao usuário.”

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários